Página inicial > Santo Augusto > Alunos entram na luta pra valer, contra o Aedes aegypti
Notícias Santo Augusto

Alunos entram na luta pra valer, contra o Aedes aegypti

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2016, 11h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No início do ano, houve o faxinaço no Campus Santo Augusto, quando todos que trabalham na Instituição, e estavam presentes, arregaçaram as mangas e ajudaram a detectar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika  e chikingunya.

Essa vigilância, que deve ser permanente, está fazendo a moçada dos cursos técnicos declarar guerra contra essa praga, que veio do Egito; que um dia já foi erradicada no Brasil, mas que voltou para nos infernizar.

A iniciativa da Professora de Biologia, Camila  Copetti, vem reforçar a luta para se combater esse  vetor  de doenças terríveis, que podem deixar sequelas ou até mesmo levar à morte. “Como professora de biologia, não poderia deixar os alunos desprovidos de informações sobre o assunto”, diz ela.  “Embora a mídia venha divulgando amplamente as questões sobre o mosquito e o combate a ele, me senti na obrigação de mostrar aos alunos a morfologia do Aedes aegypti, principalmente para que eles compreendessem o porquê da prevenção ser semanal”.

Além das aulas teóricas sobre o assunto, através de uma apresentação, os alunos puderam conhecer um material confeccionado a partir de porcelana fria, para o manuseio e observação, desde a fase do ovo, larva (em seus quatro estágios), pupa, até a fase adulta do mosquito propriamente dito.  Ao final, além dos conhecimentos biológicos sobre a praga, os alunos concluíram que a responsabilidade do combate é de cada cidadão, e por isso, eles foram motivados a realizar ações em suas residências, bairros, municípios, registrando cada uma delas.

A Profª conta que após três semanas de trabalho, “os resultados foram excelentes. Os alunos se empenharam, e foram além da atividade proposta. Realizaram as ações em praças, terrenos abandonados, em suas próprias residências, em cemitérios, escolas e comércio em geral, em mais de 12 municípios da região. Em suas andanças, todos encontraram locais propícios para o desenvolvimento do mosquito, mas tomaram as providências indicadas em aula e os eliminaram. Este tipo de ação demonstra o quão importante, e o quanto ainda temos que trabalhar para conscientizar a população acerca dos cuidados com o ambiente. Também foi possível demonstrar à comunidade que o trabalho desenvolvido pelos docentes e discentes do IF Farroupilha, Campus Santo Augusto, vai além dos espaços formais de ensino” – ressaltou.

Com as fotos dos alunos combatendo eventuais focos do mosquito, foi montado um painel no saguão principal da Instituição, mostrando que a guerra ao Aedes aegypti continua e deve ser constante!

Stela Paris

Campus Santo Augusto