Página inicial > Santo Augusto > Direção do IFFar - Campus Santo Augusto cumpre agenda em Brasília
Notícias Santo Augusto

Direção do IFFar - Campus Santo Augusto cumpre agenda em Brasília

Publicado em Quarta, 12 de Abril de 2017, 17h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Diretora Geral do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, Verlaine Denize Brasil Gerlach, juntamente com o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristiano Nunes dos Santos e o Pró Reitor de Administração do IFFar, Vanderlei Pettenon,  estiveram na terça-feira, 11 de abril, em Brasília, cumprindo uma agenda com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

No Ministério da Educação a audiência teve como propósito apresentar uma proposta para a expansão do Campus Santo Augusto, com a oferta de dois novos cursos, Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Administração.  Na ocasião, foi entregue ao Ministro um ofício com a pauta de reivindicações das necessidades da instituição para investimentos e melhorias em sua estrutura física.

Entre as reivindicações apresentadas estão: um novo prédio de salas de aula, a 2ª etapa do projeto de urbanização, uma nova guarita, terminais para embarque e desembarque dos estudantes, um prédio de apoio para os serviços terceirizados, sala de ordenha e free stall, centro de manejo de ovinos, centro de manejo de bovinos, aprisco completo para ovinos, além da solicitação de aquisição de uma ensiladeira, materiais e equipamentos para o laboratório de fitopatologia e para reestruturação do refeitório. Ao todo o investimento necessário para essas reivindicações é de R$ 10,5 milhões.

Durante a audiência a equipe do campus foi acompanhada pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen, o qual ratificou para o Ministro a importância do atendimento das demandas apresentadas, pois a instituição está inserida em uma região carente de investimentos em educação pública. O Deputado se colocou a disposição do campus para auxiliar a viabilidade das propostas apresentadas junto ao governo federal.

Segundo a Diretora Verlaine, o Ministro manifestou-se favorável a atender as reivindicações, fazendo referência sobre a inclusão das mesmas no orçamento de 2018, bem como a possibilidade de viabilizar orçamento ainda no segundo semestre desse ano para execução parcial de parte das demandas apresentadas.

Na Embrapa, a equipe foi recebida pelo Presidente Maurício Lopes, o Diretor-Executivo Waldyr Strumpf Jr e pelo Assessor Apes Perreira. Durante a audiência, foi acertada a visita de um Técnico da Embrapa ao campus para avaliar a possibilidade de instalação de dois pomares do projeto Quintais Orgânicos, além do estudo para viabilizar a aquisição da tecnologia SpecSolo para a criação do laboratório de fertilidade do solo. Ainda foram discutidas outras ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Junto ao INMET, Verlaine e Cristiano conversaram com o Diretor Francisco Diniz e com o Coordenador Geral de Sistemas de Comunicação e Informação, José Rezende, oficializando o pedido de maior acesso aos dados gerados pela estação meteorológica instalada no Campus Santo Augusto. Além de terem êxito na solicitação, a Diretora Verlaine também conseguiu a possibilidade de treinamento de um servidor do campus para auxiliar na manutenção e extração de dados brutos da estação.

A Diretora Verlaine, afirma que a viagem foi exitosa, pois permitiu mostrar a realidade do IFFar - Campus Santo Augusto, assim como da região de abrangência, sensibilizando as autoridades no sentido de viabilizar as demandas apresentadas. Verlaine também agradece ao Deputado Jerônimo e a sua equipe por intermediar as agendas junto ao MEC, Embrapa e INMET, marcando e confirmando as reuniões, e recepcionando a equipe diretiva em Brasília.