Página inicial > Santo Augusto > Servidor do Campus Santo Augusto recebe homenagem durante Sessão Solene do Consup
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 19h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar (Consup) realizou sua 1ª Reunião Solene, alusiva aos 15 anos da Rede Federal e do IFFar, na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro. O encontro teve a participação da reitora do IFFar, Nídia Heringer, da ex-reitora e atual diretora na Setec/MEC, Carla Comerlato Jardim, e do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Givago Ribeiro.

Os Institutos Federais foram criados no dia 29 de dezembro de 2008, através da Lei nº 11.892, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No dia 29 de dezembro de 2023, portanto, as instituições completam 15 anos de existência. Alguns IFs foram criados a partir de escolas agrotécnicas e Cefets que já existiam. Esse é o caso do IFFar, que nasceu da união entre as escolas agrotécnicas de Alegrete e de São Vicente do Sul, que possuem quase 70 anos de existência, e da Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos pertencente ao Campus São Vicente do Sul e a Unidade de Ensino Descentralizada de Santo Augusto, então pertencente ao Cefet de Bento Gonçalves.

Carla Jardim foi reitora do IFFar entre os anos de 2012 e 2020. Antes, na época da publicação da Lei nº 11.892, era professora no Colégio Agrícola de Alegrete. Hoje, Carla Jardim é diretora de Articulação e Fortalecimento da EPT na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Para a ex-reitora, a criação dos IFs e da Rede Federal se deu a partir “da compreensão do papel fundamental que a educação tem para o desenvolvimento de um país, e do papel ainda mais fundamental que a EPT tem para o desenvolvimento econômico e social”.

De acordo com a Reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, a partir de dezembro deste ano e durante todo 2024, serão desenvolvidas atividades comemorativas em todas as unidades da instituição. A Reitora explicou que o primeiro avanço trazido pela lei que criou os IFs foi a superação do decreto que inibia a criação de mais escolas técnicas federais no Brasil. Eram 140 naquele dia 29 de dezembro de 2008. Hoje, 680 unidades compõem a Rede Federal. “Uma das possibilidades trazidas pela lei é a própria criação do IFFar, com seus 11 campus, 2 centros de referência, 18 polos de Educação a Distância, aproximadamente 16 mil estudantes, mais de 1,4 mil servidores docentes e TAEs, que atuam para a educação pública, compromissados com a ciência, a democracia, a pluralidade, a inclusão”, afirmou a atual reitora do IFFar.

consup15anosiffar notcia3011202327

O ano de 2023 também foi marcado pelos debates envolvendo um possível novo período de expansão e consolidação da Rede Federal. Diversas cidades do Rio Grande do Sul se organizaram para pleitear campi do IFFar após o Governo Federal manifestar a intenção de expandir a Rede Federal a partir do final de 2023. Uma dessas cidades é Santa Maria, que atualmente sedia a Reitoria do IFFar. O presidente da Câmara de Vereadores do município, Givago Ribeiro, referiu-se à possibilidade de criação de um campus do IFFar em Santa Maria como “a realização de um sonho”. Lembrou que durante a última semana, os vereadores da cidade aprovaram a viabilização de uma área municipal para o funcionamento dessa possível nova unidade.

Durante a reunião foram homenageados com certificados os Conselheiros que atuam há 15 anos no IFFar, dentre eles o servidor do Campus Santo Augusto Jarbas Machado de Melo. O servidor e conselheiro, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti, não pode estar presente na reunião e receberá o certificado posteriormente. Também participaram da reunião a Diretora Geral do Campus Santo Augusto, Márcia Fink, o professor Paulo Henrique de Oliveira e a estudante, Nikolly Yasmin Sklar Ianke.

consup15anosiffar notcia3011202313

Jarbas recebendo o certificado pelos 15 anos de atuação no IFFar durante a Sessão Solene

consup15anosiffar notcia3011202330

Diretora Geral do Campus Santo Augusto Márcia Fink e a estudante Nikolly Yasmin Sklar Ianke, juntamente com a Reitora Nídia Heringer e os representantes dos outros campi do IFFar

Comemorações dos 15 anos da Rede Federal focam em histórias de vida

De acordo com a professora Nídia Heringer, a Rede Federal escolheu as histórias de vida de pessoas ligadas a essas instituições como um dos temas para a comemoração dos 15 anos. “Essa história se faz de vidas transformadas”, justificou a reitora.

No IFFar, estão sendo produzidos vídeos com histórias de vida de servidores de todas as unidades. Durante a Reunião Solene do Consup, foi exibido o primeiro desses vídeos. O material traz um depoimento de João Flávio Carvalho, ex-aluno e professor do Campus São Vicente do Sul. O vídeo será disponibilizado nas redes sociais do IFFar nas próximas semanas.

Na Reunião, também foi exibido um vídeo da campanha Conectando Conquistas, Transformando Futuros, criada em parceria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para comemorar os 15 anos dos IFs. O material está disponível no canal do Conif no Youtube.

Fonte: Secom IFFar