Página inicial > Santo Augusto > Estudantes e integrantes do NEABI do IFFar – Campus Santo Augusto visitam Comunidade Quilombola em Catuípe
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 20h06 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na tarde de terça-feira, dia 28 de novembro, integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi do IFFar – Campus Santo Augusto e os estudantes do 1º ano do técnico em Agropecuária, acompanhados pelas professoras Janice Pinheiro Boeira e Karinne Menezes, estiveram visitando a Comunidade Quilombola Passo do Araçá, localizado na localidade de Engenho Velho, interior do município de Catuípe/RS.

WhatsApp Image 2023 11 28 at 22.41.48

Estudantes do IFFar - Campus Santo Augusto integrantes do NEABI, professoras Janice e Karinne, integrantes da Comunidade Quilombola e as representantes da Emater.

WhatsApp Image 2023 11 28 at 22.41.50 1

Estudantes do 1º ano do Técnico em Agropecuária e os integrantes do Neabi

A visita foi intermediada pela chefe do escritório da Emater/RS-ASCAR de Catuípe, Claudia Nunes e também pela Assistente Administrativa, Leda Dal Ros. O grupo foi recebido na Comunidade pelo presidente da Associação Quilombo Passo do Araçá, José Pedro de Oliveira juntamente com seus irmãos, Maria Teresa Oliveira dos Santos, Maria de Fátima Oliveira e Antônia Oliveira, os quais apresentaram um breve histórico do local, formado por membros de uma única família.

Após conhecer a história da Comunidade, como integração foi organizado ao final da visita um lanche coletivo com produtos produzidos pela Agroindústria familiar da comunidade e itens levados pelo NEABI do IFFar – Campus Santo Augusto.

O Quilombo Passo do Araçá, por meio da Lei Municipal n° 2082/2018 assinada em de 20 de novembro de 2018, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Catuípe, com o intuito de integrar as famílias Quilombolas remanescentes com a comunidade, procurando preservar a cultura Quilombola no município.