Página inicial > Santo Augusto > Servidora do IFFar – Campus Santo Augusto defende dissertação de Mestrado
Notícias Santo Augusto

Servidora do IFFar – Campus Santo Augusto defende dissertação de Mestrado

Publicado em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 20h00 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A servidora do IFFar – Campus Santo Augusto, Verlaine Denize Brasil Gerlach, realizou na tarde de hoje, 29 de novembro, às 14h, no auditório da instituição, a Defesa pública de Dissertação e Produto Educacional pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.

A Dissertação teve como título “O Desenvolvimento do Processo Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: O Papel dos Dirigentes em Contextos Desafiadores” e o produto educacional foi o ebook “Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades”, o qual deverá ser lançado em breve pela Editora Metrics.

A defesa contou com a presença da orientadora Dra. Daniela Copetti Santos, da Coorientadora Dra. Letícia Ramalho Brittes e teve como avaliadores os professores Dr. Adão Caron Cambraia (IFFar) e a Dra. Mariglei Severo Maraschin (UFSM).

A pesquisa desenvolvida teve o propósito de contextualizar a atuação dos dirigentes educacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), frente aos desafios pedagógicos impostos pela pandemia da Covid-19, com foco no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, tendo como intuito conhecer as ações pedagógicas que viabilizaram o ensino no período da pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade dessa pesquisa foi contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história da Instituição, durante a pandemia da Covid-19, a partir das vivências de seus dirigentes, assim como contribuir com a disseminação do conhecimento sobre gestão educacional em contextos desafiadores.

WhatsApp Image 2023 11 29 at 20.26.03

Verlaine e a Orientadora Daniela Copetti

WhatsApp Image 2023 11 29 at 16.36.11 1

Verlaine e os professores Adão e Daniela.