Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar - Campus Santo Augusto participam da XIV  MEPT
Notícias Santo Augusto

Estudantes do IFFar - Campus Santo Augusto participam da XIV  MEPT

Publicado em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 19h11 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto foi representado na última sexta-feira, 20 de outubro, no Campus Alegrete, durante a XIV Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar – MEPT, por um grupo de 23 estudantes, acompanhados pelo Diretor de Pesquisa Extensão e Produção, Ricardo Paraginski, pelo professor Carlos Wyrepkowski e pela jornalista Carla Maron.

Delgação do campus

O maior evento acadêmico do IFFar é constituído por uma mostra de 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na forma de pôsteres e seis eventos paralelos: o Seminário dos Cursos de Pós-Graduação do IFFar, a Mostra de Inovação, o Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar, e as finais da BugCup, da Mostra de Foguetes e do Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar Bye Bye Boss.

De acordo com a organização do evento, o objetivo da Mostra “é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por estudantes e servidores do IFFar e de outras instituições de ensino, que tenham empreendido ações desenvolvidas no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”.

O Campus Santo Augusto esteve representado na Mostra de Pôsteres com o trabalho de pesquisa “Potenciais produtivos e perfil nutricional de soja com resistência a herbicidas hormonais”, apresentado pela acadêmica de Agronomia, Andressa Tolfo Bandeira. O trabalho contou com o apoio dos professores, Hamilton Telles Rosa e Ricardo Paraginski, da Técnica de Laboratório, Denise Rocha e dos acadêmicos de Agronomia, Alessandra Stroher e Luiz Antônio Mosselim Juliani. O trabalho foi premiado com o 5º lugar na área de pesquisa.

2 Trabalho Andressa Bandeira

7 Premiação 5º lugar

Andressa recebendo a premiação

Na área de extensão, o Campus foi representado no evento com o trabalho, “IFriesbee: Conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola”, apresentado pela estudante do técnico em Administração Sabrina Matte, sob a coordenação do professor Luciano de Almeida e colaboração da estudante Lana Raíssa Porto dos Santos.

3 Trabalho Sabrina Matte

Na Mostra de Foguetes do IFFar, competição onde alunos disparam ‘foguetes’ construídos com materiais recicláveis e impulsionados por reações químicas, o Campus foi representado por duas equipes, coordenadas pelo professor Carlos Wyrepkowski. O lançamento é realizado em área aberta do campus e pode ser acompanhado pelos visitantes. O grupo formado pelos alunos, Arthur Morgenstern Hagemann do 3º ano do técnico em Alimentos, Indyara de Lima Farezin e Thaila Eduarda Kruger, ambas do 3º ano do técnico em Administração, foram os campeões da competição, com um lançamento de 225m.

Campeões Mostra de Foguete 2023

Equipe Campeã da Mostra de Foguetes

6 Premiação 1º lugara

Equipe recebendo o trofeu de 1º lugar

Equipe 2 Foguetes

Equipe 2 que representou o campus na Mostra de Foguetes, formada pelos alunos Douglas, Roger e João Pedro, com o professor Carlos.

Na final do Bye Bye Boss - Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar participaram duas equipes do Campus Santo Augusto: Equipe BiscoVegan, formada por Emanueli Scherer, Emily Kutscher e Helena Tamiozzo e Equipe Ybyra - E-commercce de produtos biodegradáveis, formada Anahy de Lima, Kléberson da Silva e Isabela da Silva. O Bye Bye Boss é um evento que consiste na apresentação de ideias de negócios e iniciativas empreendedoras para um corpo de jurados.

Equipe 1 Bye Bye Boss

Equipe 1 Bisco Vegan

Equipe 2 Bye Bye Boss

Equipe 2 Ybyrá

O Campus Santo Augusto também esteve representado no Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar, realizado com o objetivo de reunir os estudantes que presidem grêmios estudantis e diretórios acadêmicos para debater questões importantes para os alunos.

Encontro de Lideranças

Reitora Nídia conversando com a Lideranças Estudantis