Página inicial > Santo Augusto > 2ª Edição do Curso Análises de Qualidade de Grãos
Notícias Santo Augusto

2ª Edição do Curso Análises de Qualidade de Grãos

Publicado em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 15h24 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi realizada no dia 15 de setembro, a 2ª Edição do Curso Análises de Qualidade de Grãos, uma das ações vinculadas ao projeto de extensão “Segurança e Qualidade na Utilização de Grãos” e Sementes, coordenado pelo professor Ricardo Paraginski.

O curso gratuito, com carga horária de 8 horas, contou com 41 inscritos, entre produtores da região, profissionais da área e estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Bacharelado em Agronomia.

No turno da manhã, o professor Ricardo ministrou a aula sobre as tendências em parâmetros de qualidade de grãos de soja e trigo e também os procedimentos de amostragem, preparo de amostras e análises compulsórias para as principais análises de grãos. À tarde os cursistas tiveram uma demonstração da avaliação do teor de proteína bruta em grãos de soja, pela técnica de laboratório, Denise Rocha, teste de germinação de cevada pela Acadêmica de Agronomia e Técnica em Agropecuária, Alessandra Stroher, e as demais análises de qualidade, como umidade, matérias estranhas e impurezas, classificação oficial, teste de transgenia, peso hectolitro, renda e rendimento de arroz, foram conduzidas pelo professor Ricardo.

Segundo o professor Ricardo, em função da demanda, novas turmas do curso serão ofertadas no ano de 2024. “Ainda, espera-se iniciar um processo de conscientização nas escolas, buscando demonstrar todas as etapas necessárias para a produção de um alimento de qualidade”.