Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do Campus Santo Augusto participam da abertura da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 23 de Junho de 2023, 21h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A abertura da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar ocorreu na sexta-feira, 23 de junho, às 10h, no Auditório da Reitoria do IFFar, em Santa Maria com a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, pró-reitores, diretores gerais de campi, diretores sistêmicos e estudantes. A atividade foi transmitida pela WebTV.

O Campus Santo Augusto foi representado no evento pelo Coordenador de Assistência Estudantil, Marcos Wolmann Santos, pelas estudantes do ensino médio integrado, Nikolly Yasmin Sklar Ianke e Ana Júlia Probst e pelo acadêmico de Licenciatura em Computação, Ernesto Imhof.

WhatsApp Image 2023 06 23 at 17.06.41

Estudantes do Campus Santo Augusto com a deputada Fernanda Melchiona

Marcos e Ernesto

Marcos Santos e Ernesto Imhof com a Pró-Reitora de Extensão, Angela Marinho.

A Formação de Lideranças Estudantis do IFFar tem o objetivo de promover o aprofundamento de discussões sobre o papel dos estudantes na instituição e sobre a importância de suas representações para uma gestão democrática. Além disso, busca capacitar os estudantes coordenadores de Grêmios Estudantis, Centros e Diretórios Acadêmicos quanto à organização, estrutura e ao funcionamento dessas entidades.

Em sua fala de abertura, a professora Nídia Heringer destacou que atividades como essa fazem com que os alunos do IFFar possam aprender para além do que está proposto nos currículos dos cursos da instituição. A reitora do IFFar também mencionou a importância das representações estudantis, que foram escolhidas por seus pares para participar da Formação.

IVformaçãolideranças notícia23062023d

Na sexta-feira, além da mesa de abertura, também ocorreram três palestras presenciais. A primeira ocorreu ainda pela manhã e foi ministrada pela deputada federal Fernanda Melchiona, com o “O povo contra a democracia”. A deputada abordou o tema falando de questões recentes que tem dominado o debate público, como a liberdade democrática, o direito à educação, o acesso à arte e à literatura, os direitos das mulheres, a liberdade de orientação sexual, entre outros. As lutas sociais em torno desses assuntos, de acordo com a deputada, mostram a necessidade de que “as pessoas se encontrem novamente como protagonistas de sua própria história”.

IVformaçãolideranças notícia23062023c

Fernanda Melchiona palestrando

IVformaçãolideranças_notícia26062023_720x482-equal.jpg

No período da tarde, outras duas palestras encerraram as atividades da Formação no mês de junho. A primeira foi proferida pela reitora do IFFar, professora Nídia Heringer. Por fim, a estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela Frison, falou sobre o tema “O processo de autoconstituição de liderança”.

Neste ano, a programação da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar se estende pelos meses de junho, agosto, setembro e outubro. Com exceção da atividade inicial, ocorrida na última sexta-feira (23), que também se deu de forma presencial, todas as outras atividades acontecem exclusivamente na forma de lives, transmitidas pela WebTV do IFFar. A programação completa está disponível neste link.