Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Escola de Educação Infantil plantam muda de Jacarandá-mimoso no IFFar – Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 18 de Mai de 2023, 18h37 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Amália, acompanhados por professores e pela Diretora Márcia Castro, vieram até o IFFar – Campus Santo Augusto, para plantar uma muda de jacarandá-mimoso.

As crianças auxiliaram as professoras na produção das mudas da árvore que existe no pátio da escola, a partir das sementes que caíram, as quais foram imersas em água, em temperatura ambiente, por 48 horas, antes da semeadura. Após 30 dias, pode se identificar o nascimento das sementes e o surgimento das mudas.

A ação foi resultado do projeto de extensão “A Vivência do Tema Gerador "Educação Ambiental" no Ensino Fundamental”, desenvolvido em 2022, sob a coordenação da professora Clarinês Hames, vinculado ao Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) do IFFar-Campus Santo Augusto, que promoveu atividades em escolas públicas de Santo Augusto, com o objetivo de discutir e vivenciar questões ambientais com estudantes e professores.

O jacarandá-mimoso é uma árvore ornamental, nativo da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil, que se encontra ameaçada em seu habitat natural. Pode atingir cerca de 15 metros de altura. As flores são tubulares, azul-violeta, reunidas em grandes inflorescências, sendo que o florescimento ocorre na primavera, geralmente com a árvore sem folhas. As sementes são pequenas, achatadas, providas de asas membranosas que facilita a sua dispersão através do vento, sendo produzidas dentro de cápsulas lenhosas, que com o tempo se abrem liberando-as. O Jacarandá é uma planta rústica e depois de pega, não precisará de grandes cuidados, apenas a eliminação das ervas daninhas competidoras.