Página inicial > Santo Augusto > Acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas produzem filtro de água caseiro com estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 18 de Mai de 2023, 16h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

As acadêmicas de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, Patrícia Fernandes, Ana Cláudia Bueno e Sandra Strossi, que atuam como bolsistas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP, desenvolveram na manhã de hoje, 18 de maio, com os estudantes do 5º ano do ensino fundamental, filtro caseiro de água.

Foram utilizados na confecção do filtro os seguintes materiais: garrafas pet de 2 litros, algodão, areia fina, areia grossa e pedras finas. As garrafas foram cortadas de modo a retirar a tampa, na qual foi colocado o algodão, areia fina, areia grossa e as pedras finas, em seguida num outro recipiente foi feita uma mistura de terra e água, a qual foi colocada no filtro para mostrar como ocorre o processo de filtração da água.

As acadêmicas também aproveitaram a realização da atividade para conversar com os estudantes sobre a importância e os cuidados com a água, a necessidade da preservação dos rios e nascentes, bem como a importância da água potável para o consumo humano.

O Pibid tem como objetivo a imersão dos estudantes dos cursos de licenciatura nas escolas de educação básica. Participam do programa no Campus Santo Augusto um grupo de 24 estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação, sob a coordenação da professora Clarinês Hames.