Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Ensino promove a prática do Jogo de Xadrez entre os estudantes
Notícias Santo Augusto

Projeto de Ensino promove a prática do Jogo de Xadrez entre os estudantes

Publicado em Segunda, 08 de Mai de 2023, 16h03 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Visando propiciar maior desenvolvimento mental e social do estudante, o professor Tiago Stefanello e Silva está desenvolvendo no IFFar - Campus Santo Augusto, com os estudantes do curso técnicos integrados ao ensino médio, o projeto de Ensino “Xadrez IFFar”.

O Xadrez é um jogo de tabuleiro, de natureza recreativa e competitiva, dos mais populares do Mundo, praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, e pela internet. A prática em diversos lugares é utilizada como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia significativamente no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução e indução.

O projeto pretende formar um grupo de até 30 estudantes, os quais vão interagir primeiramente entre si, estudando os aspectos do jogo de Xadrez, realizando treinamentos e competições internas, posteriormente pretende-se ampliar o grupo estendendo para mais estudantes, de forma que os alunos do grupo possam ensinar aos colegas os fundamentos e regras do jogo. Os encontros acontecem as terças e quintas-feiras nos intervalos do meio dia, totalizando em média 8 encontros por mês.

Segundo o professor Tiago, o projeto busca desenvolver as capacidades cognitivas, de abstração, memorização e raciocínio lógico, dos estudantes. Também buscamos chamar a atenção dos alunos para um jogo que auxilia no desenvolvimento dessas capacidades, de modo que eles pratiquem não somente o xadrez, mas procurem outros jogos que possam melhorar sua capacidade de aprendizado.

WhatsApp Image 2023 04 25 at 15.46.04

Participantes do Projeto