Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto e Brigada Militar realizam ação conjunta para proteção dos estudantes da instituição
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 11 de Abril de 2023, 13h59 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã desta terça-feira, 11 de abril, a Diretora Geral do IFFar - Campus Santo Augusto, Márcia Fink, juntamente com o Coordenador da Assistência Estudantil, Marcos César Wollmann Santos, estiveram reunidos com o Tenente Dias, do Batalhão da Brigada Militar de Santo Augusto, com o objetivo de alinhar ações em conjunto para garantir a segurança dos estudantes e comunidade acadêmica, durante sua permanência na instituição.

Ainda na terça-feira, o Tenente Dias e o Soldado Albuquerque vieram até o Campus para conversar com os estudantes sobre os protocolos da Brigada Militar e ações que já estão sendo realizadas nas escolas de Santo Augusto, salientando que não há nada concreto quanto a possíveis ataques às escolas locais. Destacando ainda, que a Brigada Militar está atenta e qualquer denúncia deve ser feita diretamente nos canais oficiais da Polícia .

A Diretora Geral, Márcia Fink, salienta a importância de todos manterem a calma neste momento e permanecer vigilantes. “Entendemos que o momento é de extrema delicadeza, pois estamos há pelo menos dois dias sob a influência de suposições sobre ataques a escolas na região, por isso medidas estão sendo tomadas para a manutenção da segurança dos estudantes e servidores no IFFar – Campus Santo Augusto. Quanto ao acesso de pessoas externas, estamos com uma política mais restritiva de acesso, mantendo os portões fechados e com entrada identificada após os horários de entrada e saída dos ônibus escolares, assim como a vigilância permanente. Referimos também que ações de segurança do ambiente externo estão sendo tomadas em todo município”.

Segundo a Diretora de Ensino, Téoura Benetti, quando o medo e a tensão ocupam o espaço escolar, se entende a necessidade de ações imediatas. “Dentre as ações estão o combate ao pânico coletivo – escuta dos estudantes, manutenção da atmosfera de segurança e acolhimento que encontram no Campus, trabalho de conscientização em relação à disseminação de Fake News, acolhimento e assistência aos estudantes durante todo o período que estão na escola, recebimento de demandas, denúncias e regulação da convivência dos estudantes para minimizar problemas com intolerância de qualquer forma. Nesse sentido, garantimos formalmente e informalmente os espaços de acolhimento, assistência e diálogo com os estudantes. Afirmamos que até o momento não há nenhum fato ou notícia que coloque a segurança dos estudantes em risco quanto a ataques ou atentados. Nossa preocupação inicial é não deixar que a atmosfera de medo tome conta”, destaca Téoura.