Página inicial > Santo Augusto > Acadêmica de Agronomia compartilha experiência no programa LAPASSION em Rede
Notícias Santo Augusto

Acadêmica de Agronomia compartilha experiência no programa LAPASSION em Rede

Publicado em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 15h40 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudante do IFFar - Campus Santo Augusto participou do programa com atividades presenciais no Campus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG).

lapassion_4.png

Natália Kasper, estudante de Agronomia do IFFar - Campus Santo Augusto, foi selecionada em agosto para participar do programa "Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina" (LAPASSION em Rede). Desenvolvido entre setembro e novembro deste ano, o LAPASSION em Rede envolveu duas etapas presenciais na cidade de Itumbiara (GO) e uma etapa remota.

Por meio do edital nº 234/2022, a aluna recebeu uma bolsa de R$10 mil para o pagamento de custos com deslocamentos, hospedagem, alimentação e outras despesas essenciais à participação nas atividades. Agora, ela compartilha a experiência, que descreve como transformadora.

O LAPASSION em Rede foi organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A iniciativa selecionou estudantes de 32 Institutos da Rede Federal e 2 Institutos Politécnicos de Portugal para participar de projetos multidisciplinares voltados aos temas sociedade, economia e meio ambiente.

Natália é aluna do IFFar desde o Ensino Médio, feito no Campus Santo Ângelo, e atualmente está no 8º semestre do Bacharelado em Agronomia do Campus Santo Augusto. Segundo ela, o tempo de IFFar e a jornada na iniciação científica contribuíram para a aprovação no processo seletivo interno para o LAPASSION. Em seu relato, Natália destaca os aprendizados e as trocas que a experiência proporcionou. Ela conta que às vésperas de embarcar para Itumbiara sentiu receio do que estava por vir, mas que depois de encerrar o estudo percebeu, conforme suas palavras, "que foi a decisão mais assertiva que poderia ter".

"Foram dez semanas muito cansativas, com muito trabalho, mas com muito desenvolvimento pessoal e profissional! Aproveitei cada segundo de todo o processo, de cada atividade, de cada metodologia, e posso afirmar que sou uma nova pessoa", diz Natália.

Durante o período do LAPASSION, a estudante teve acesso a ferramentas e métodos que mudaram sua visão de como solucionar problemas e de se relacionar. "A forma de desenvolvimento do projeto se baseou na empatia, em olharmos para os problemas e soluções visando as pessoas que estão envolvidas". Segundo ela, por meio do trabalho em grupo, foi possível colocar todos os aprendizados em prática ao longo do projeto. "Recebemos um problema através de uma empresa e pelas metodologias fomos desenvolvendo uma solução, sempre pensando na empatia e na sociedade".

O LAPASSION envolveu 55 estudantes de 47 campi diferentes. A partir desse encontro de realidades e perspectivas, Natália descreve o programa com uma palavra: conexão. "O intercâmbio entre pessoas de todo o Brasil aumentou ainda mais a intensidade dessa jornada, trouxe a troca de vivências, cultura e experiências, tornando o projeto ainda mais único, cheio de compaixão, empatia e muita conexão", ressalta.

O LAPASSION é baseado na metodologia Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), criada por estudantes e docentes do IFG - Campus Itumbiara em 2021. O objetivo da metodologia é fazer com que alunos e alunas sejam protagonistas no desenvolvimento de suas soft skills (habilidades e competências pessoais). A Brampssol tem como base o Design Thinking, método utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.

Depois dessa experiência, Natália Kasper se diz mais preparada para o mercado de trabalho e para desenvolver e liderar trabalhos em equipe. "Esse tipo de experiência deveria ser obrigatória em qualquer ensino. É muito desafiador sair da zona de conforto, mas, no final, vale muito a pena e posso afirmar que faria tudo de novo!".

A Assessoria de Relações Internacionais do IFFar informou que planeja uma ação para multiplicar a metodologia aprendida pela estudante com todos os campi do Instituto.

lapassion_1.png

lapassion_2.png

lapassion_3.png

Saiba mais

O LAPASSION é um projeto internacional que foi adaptado para os países de língua portuguesa, dando origem ao LAPASSION em Rede - Metodologia Brampssol. As atividades realizadas no Campus Itumbiara, do IFG, constituíram a primeira etapa do programa plurianual do LAPASSION em Rede, que está planejado para ser desenvolvido em quatro anos. Nessa etapa, ao longo de 10 semanas, estudantes de todo o Brasil e de Portugal propuseram soluções inovadoras para desafios reais, contando com a parceria de empresas e instituições. Para os próximos anos, o LAPASSION tem como objetivo expandir o programa para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nos países de língua portuguesa e latino-americanos.