Página inicial > Santo Augusto > Representantes do Campus Santo Augusto participam de evento sobre Educação em Direitos Humanos na Reitoria
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 18h07 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Pró-Reitoria de Extensão do IFFar promoveu no dia 07 de dezembro, noAuditório da Reitoria, em Santa Maria, um evento que abordou temas como, Educação em Direitos Humanos, Geoparque e Cidade Educadora. A atividade englobou o Fórum de Extensão para Educação em Direitos Humanos, o Colóquio de Inclusão do Geoparque Raízes de Pedra e o Diálogo na e para uma Cidade Educadora.

forumdireitoshumanos notícia3

Foto: a mesa de abertura do evento foi composta pela pró-reitora de Ensino, Patrícia Donicht, pela reitora, Nídia Heringer, pela pró-reitora de Extensão, Ângela Marinho, e pela secretária adjunta de Cultura do Estado do RS, Gabriella Meindrad

A atividade engloba o Fórum de Extensão para Educação em Direitos Humanos, o Colóquio de Inclusão do Geoparque Raízes de Pedra e o Diálogo na e para uma Cidade Educadora. Na mesa de abertura do evento, o principal tema abordado foi a relação em educação e a garantia de direitos.

A secretária adjunta da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, egressa do IFFar – Campus São Vicente do Sul, participou da abertura do evento e lembrou da estreita relação entre cultura, educação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

A pró-reitora de Ensino do IFFar, Patrícia Donicht, explicou que o Fórum de Extensão para Educação em Direitos Humanos foi pensado para fazer alusão ao dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi estabelecida pela ONU, após a Segunda Guerra Mundial. Patrícia Donicht lembrou que ações que vão contra a dignidade humana ainda ocorrem em nossa sociedade, de forma visível ou velada. É papel de instituições como o IFFar, portanto, defender valores como o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à saúde, ao respeito e à inclusão. “Somos promotores de uma educação omnilateral que respeita os campos da moral, da ética, da criação intelectual, da criação artística, da afetividade”, disse a pró-reitora. Patrícia Donicht também destacou o papel fundamental dos Núcleos institucionais, como o de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) como espaços de defesa dos direitos humanos e de acolhida.

A pró-reitora de Extensão do IFFar, Ângela Marinho, falou sobre a construção da Política de Educação em Diretos Humanos do IFFar, que será apreciada pelo Conselho Superior (Consup) ainda em 2022. Ângela Marinho explicou que o trabalho no documento iniciou em 2021, através de um grupo de WhatsApp que teve a participação de servidores e estudantes de diversos campi do IFFar. Também afirmou que a missão do IFFar e da Pró-Reitoria de Extensão é estar do lado dos que mais precisam, garantindo Direitos Humanos a todos.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, lembrou que embora os direitos humanos sejam garantias constitucionais, em nossos dias, eles ainda são negados para muitas pessoas. lembrando de diversas dificuldades enfrentadas em 2022, como a Guerra da Ucrânia, as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas instituições públicas brasileiras e tensões durante o período eleitoral.

Após as falas de abertura, foi realizada uma conferência com o tema Educação em Direitos Humanos no IFFar: contextos emergentes e possibilidades de intervenção. A fala foi realizada pelo professor Sólon Viola, da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). A conversa foi mediada ela professora Marileia de Moraes, do IFFar – Campus Santo Augusto.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 14.10.44 1

Professora Marileia com professor Sólon Viola

Bruno Ferreira Kaingang representou o Campus Santo Augusto na roda de conversa, “Lugar de fala dos estudantes, servidores e comunidade externa sobre a Política de Extensão para a Educação em Direitos Humanos no território de abrangência IFFar”.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 14.10.18

Bruno Ferreira Kaingang representando o Campus Santo Augusto na roda de conversa

O Campus Santo Augusto também foi representado no evento pelas professoras Laís Cavalheiro Rigo e Janice Pinheiro Boeira e pelo servidor Danilo Garcia Weich, integrantes dos Núcleos da instituição, Neabi, Nugedis e Napne.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 14.10.18 1

Representantes do Campus Santo Augusto participantes do evento

Confira a programação e os links de acesso a transmissões e gravações abaixo.

09:30-Recepção

10:00-Momento cultural: Campus Santa Rosa

Abertura oficial
Conferência de abertura: Educação em Direitos Humanos no IFFar: contextos emergentes e possibilidades de intervenção
Prof. Dr. Sólon Eduardo Annes Viola I Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS
Mediação: Prof. Dra Marileia Gollo de Moraes- Campus Santo Augusto IFFar

13:30- Momento Cultural: Campus Jaguari

Roda de conversa
André Gabriel Rockenbach I Campus Frederico
Bruno Ferreira Kaingang I Campus Santo Augusto
Eusébio da Cunha Paim I Campus Jaguari
Eduardo Bevilaqua Weber I Geoparque Raízes de Pedra
Gustavo Rocha I Santa Maria
Kenley Lubin I Campus Santo Ângelo
Maria Margarete Vidal I ISIFFAR Núcleo Santa Maria-Projeto Bairro Nova Santa Marta
Suzana dos Santos I Curso EJA I Pólo Santa Maria Campus São Vicente do Sul
Zilda Farias I ISIFFAR Núcleo Santa Maria-Projeto Vila Lorenzi/Portelinha
Mediação: Cassiana Marques da Silva e Beatriz Pontes I Santa Maria Caminhos para uma Cidade Educadora

15:00-Conferência de encerramento

Educação em Direitos Humanos e a Agenda 2030: desejo de utopia!
Procurador Federal Milton Guilherme Pfitscher I PF4- Santa Maria
Mediação: Gabriella Meindrad - Secretária de Estado de Cultura Adjunta e egressa do Campus São Vicente do Sul

16:00 - Momento Cultural: Campus Panambi e Alegrete

Confraternização final