Página inicial > Santo Augusto > Servidores e estudantes participam de formação continuada
Notícias Santo Augusto

Servidores e estudantes participam de formação continuada

Publicado em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 19h27 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 03 de novembro, às 19h30 no auditório do IFFar – Campus Santo Augusto, foi realizada uma atividade de formação continuada voltada para toda a comunidade acadêmica, com a palestra “O olhar da branquitude no filme: Também somos irmãos”, sob a condução do professor Orson Soares. A atividade foi realizada em formato híbrido, com possibilidade de participar presencialmente no auditório ou pelo canal do YouTube do campus (https://youtu.be/kp8-b1WJNO0).

Na ocasião, professor Orson falou sobre seu livro “A bondade do branco: olhar da branquitude sobre a questão racial no filme!Também somos irmãos", fruto de sua dissertação de Mestrado, tendo como referência a análise do filme “Também somo irmãos”, oferecendo aos leitores um estudo feito pelo autor, a partir do prisma teórico-metodológico dos Estudos Críticos, sobre a branquitude, o olhar branco de seus realizadores. O livro está disponível para compra no site da Paco Editorial https://www.pacolivros.com.br/a-bondade-do-branco e no site da Amazon.

Orson Soares é Doutorando em História (UFRGS), Mestre em História (UFRGS) e Pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes (RJ). É escritor e pesquisador e atua junto aos movimentos sociais e entidades do movimento negro, realizando formação de professores. É um dos fundadores do Coletivo Fanon para promoção dos estudos afro-asiáticos, como também no combate ao racismo na educação.