Página inicial > Santo Augusto > Projeto de extensão desenvolve oficinas de produção de mudas em comunidades do interior
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 15h46 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Durante o mês de outubro o Diretor de Pesquisa Extensão e Produção do IFFar – Campus Santo Augusto, professor Tarcísio Samborski, realizou juntamente com estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia, por meio do projeto de Extensão “Melhoria no sistema de apoio aos projetos de Extensão na área ambiental, de produção de alimentos e de grãos e sementes”, oficinas em comunidades do interior de Santo Augusto, de demonstração de propagação de mudas de batata doce e produção de hortaliças em bandejas, além da distribuição de mudas, substratos e sementes diversas.

Já foram atendidas as comunidades de Passo da Laje, Esquina Nossa Senhora de Fátima,  Costa do Turvo, Santo Antônio e Assentamento 19 de Abril.  As atividades são destinadas para mulheres rurais atendidas pelo programa sócio assistencial da EMATER/RS no município de Santo Augusto. O projeto também prevê a doação de mudas de batata doce biofortificada para cinquenta produtores rurais da região, além da produção contínua de mudas de plantas medicinais, condimentares e frutíferas nativas para apoio aos projetos de Extensão, doação para escolas e a comunidade em geral.

O projeto, que visa garantir a melhoria de atividades de Extensão já são realizadas no Campus, ampliando a oferta de ações e a melhoria nas unidades didático- pedagógicas existentes, também prevê a construção de um meliponário escola, na borda da mata localizada na entrada do Campus, para dar visibilidade e melhores condições para as abelhas sem ferrão que atualmente são criadas ali pelo projeto JATAIF e possibilitar ações de educação ambiental com alunos do município sobre a importância das abelhas para o ecossistema e como capturar e criar enxames.

Outro objetivo do projeto é a instalação de uma coleção de doze variedades de mandioca de mesa e de indústria para testar a adaptabilidade na região e distribuir material propagativo livre de doenças para os produtores da região, agroindústria e produtores interessados. O material deverá ser apresentado em março de 2023, em um dia de campo, com a participação de lideranças e agricultores da região.