Página inicial > Santo Augusto > Bacharelado em Agronomia recebe nota 4 do MEC
Notícias Santo Augusto

Bacharelado em Agronomia recebe nota 4 do MEC

Publicado em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 14h37 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O curso superior de Bacharelado em Agronomia do IFFar – Campus Santo Augusto, no período de 12 a 14 de setembro, passou por processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação. O relatório da avaliação do curso foi recebido na tarde de sexta-feira, 16 de setembro, resultando no conceito 4, sendo considerado pelo MEC como Muito Bom.

Conceito mec 4 SA agronomia

A avaliação, realizada de forma totalmente online, resulta na atribuição de conceitos em três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura, em uma escala que vai de 1 a 5.

O curso de Agronomia teve autorização para funcionamento no dia 14/07/2017, pela Resolução n°043, do Conselho Superior - CONSUP. Teve início com o ingresso da primeira turma, no dia 26 de fevereiro de 2018. O ingresso é anual, sendo ofertadas 40 vagas a serem preenchidas através de seleção que utiliza a nota do ENEM dos últimos anos. O curso acontece em turno integral, sendo predominantemente diurno. Atualmente 31 docentes atuam no curso, dos quais 24 são doutores e 7 possuem título de mestre.

De acordo com o relatório de avaliação, a infraestrutura do Campus de Santo Augusto, atende ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do curso. As salas de aula são climatizadas, amplas, bem iluminadas e ventiladas, equipadas adequadamente, proporcionando o desenvolvimento de atividades que permitem aos alunos uma formação com qualidade. Existem áreas experimentais e afins, onde são desenvolvidas atividades práticas importantes, agregando mais conteúdo às aulas. A biblioteca da instituição tem se destacado pela excelente qualidade de infraestrutura e acervo físico e virtual. Os laboratórios são dotados de equipamentos, vidrarias e reagentes que possibilitam a realização das aulas práticas adequadamente.

Segundo a Coordenadora do curso, Lidiane Cristine Walter, é muito satisfatório receber um conceito que indica que o curso está acima da média no cumprimento dos requisitos de qualidade exigidos pelo MEC, mantendo o padrão de excelência que os cursos do IFFar têm alcançado nas avaliações. "Certamente, este ótimo resultado é proveniente do trabalho comprometido de cada servidor do IFFar, vinculado de alguma forma ao curso de Agronomia, e que se dedicou neste período para que os avaliadores pudessem, mesmo que de forma virtual, conhecer o funcionamento da instituição e verificar a qualidade do trabalho desenvolvido no curso e no campus como um todo. Durante a avaliação foram analisados 33 indicadores, dos quais 12 foram avaliados com conceito 5, representando excelência no cumprimento destes requisitos, e 18 receberam conceito 4, que indica um desempenho muito bom. Estes resultados nos mostram que estamos exercendo nosso trabalho para além do mínimo exigido, que estamos empenhados não apenas em formar Engenheiros Agrônomos, mas em transformar a vida desses futuros profissionais. Com isso, não poderia deixar de citar os elogios que os avaliadores direcionaram aos alunos da Agronomia, destacando seu entusiasmo ao falar do curso, e também ao corpo docente, altamente qualificado, sendo um diferencial pelo incentivo, comprometimento e empenho com a formação dos alunos. Como coordenadora do curso, devo agradecer o empenho de cada, mas principalmente ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), formado por 10 docentes do curso, que teve uma atuação extraordinária na organização e condução deste processo", destaca a professora.