Página inicial > Santo Augusto > Estudantes dos cursos técnicos têm palestra alusiva ao Setembro Amarelo
Notícias Santo Augusto

Estudantes dos cursos técnicos têm palestra alusiva ao Setembro Amarelo

Publicado em Terça, 13 de Setembro de 2022, 17h07 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar  - Campus Santo Augusto recebeu na tarde desta terça-feira, dia 13, as voluntárias do Centro de Valorização da Vida de Três de Maio – CVV, Flávia Hamerski e Cláudia Regina Demo, que palestraram  para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A atividade, alusiva ao Setembro Amarelo (mês de prevenção do suicídio), foi organizada pela Coordenação de Assistência Estudantil – CAE, Centro de Saúde e Núcleo de Saúde Mental, com o apoio da Direção de Ensino.

Na ocasião, as voluntárias do CVV, entregaram aos estudantes materiais informativos e apresentaram dados sobre o suicídio no Brasil e no Mundo. Também explicaram formas de identificar os sinais de alerta, buscando evitar que uma pessoa próxima cometa suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. No mundo, 1 pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, 1 pessoa morre vítima de suicídio a cada 45 minutos, e ao menos outras 60 tentam a morte por suicídio por dia.

O CVV de Três de Maio é um órgão sem fins lucrativos que presta apoio a comunidade regional na prevenção ao suicídio. Realizado somente por voluntários, o serviço é gratuito e oferecido por telefone, presencial, carta, chat, e-mail e VOIP. O atendimento telefônico, pelo número 188, funciona 24 horas diariamente, em total sigilo, em um espaço de escuta acolhedor e seguro, que alivia a ansiedade e o desespero.

Os voluntários do CVV procuram criar um ambiente favorável ao desabafo com a pessoa que busca o serviço por meio do acolhimento e do “ouvir atento e compreensivo”. Num clima que permita ao voluntário transparecer que, naquele momento, existe alguém disponível e preocupado com os sentimentos da pessoa que busca o serviço. O foco do voluntário é a pessoa e a sua vivencia emocional diante ao que a levou buscar ajuda.

O Programa CVV tem 60 anos de existência e visa oferecer o pronto socorro emocional e a prevenção do suicídio às pessoas que passam por crises existenciais, em dúvida sobre o sentido da própria vida, desesperadas, angustiadas, tristes ou que se sentem solitárias. Esse trabalho voluntário e gratuito é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a única iniciativa do terceiro setor que faz a prevenção do suicídio e valorização da vida, questão declarada por esse como problema de saúde pública. Mais informações no site www.cvv.org.br.