Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto apresenta projeto de extensão na 28ª FEICOOP
Notícias Santo Augusto

IFFar – Campus Santo Augusto apresenta projeto de extensão na 28ª FEICOOP

Publicado em Segunda, 18 de Julho de 2022, 17h03 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Um grupo de estudantes e docentes do IFFar - Campus Santo Augusto estiveram representando a instituição no último sábado, dia 16, na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária – FEICOOP, realizada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Na ocasião o grupo apresentou para a comunidade o Projeto de Extensão “Saúde e Autonomia da comunidade com o uso de Plantas Medicinais, Pancs e de Um Minhocário: Da Teoria À Prática”. O trabalho teve inicio a partir da disciplina de Botânica II, do curso Licenciatura em Ciências Biológicas, onde os estudantes realizaram sob a coordenação do professor Gustavo Marques da Costa, uma exposição sobre plantas medicinais do Rio Grande do Sul.

Também foram apresentados na feira alguns tipos de Plantas Alimentícias não convencionais (PANCs), inseridas em pratos de saladas convencionais, dentre elas, Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), com a qual foi preparada uma pasta para ser servida na feira. As folhas desta planta apresentam uma grande quantidade de proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B e C. Também foi servida para degustação uma geleia preparada com a flor de camélia.

O professor Gustavo explica que as PANCS equilibram o meio ambiente com a diversidade de espécies e incorporam ao cardápio do brasileiro alto valor nutricional, sem a necessidade de inserir produtos químicos, e ainda se destacam por ter uma importância cultural, uma vez que preservam e valorizam as espécies nativas de cada região.

Tanto a geleia de flor de camélia, quanto a pasta de Ora-pro-nobis, puderam ser degustadas pelos visitantes, com um biscoito salgado, de batata doce biofortificada, rico em caroteno, desenvolvido pela acadêmica do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Carla Juliane Drebes Muller.

O estudante do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, Roger Schneider, apresentou um minhocário campeiro (sistema de reciclagem do resíduo orgânico caseiro, com minhocas transformando, por meio da decomposição, restos de alimento em adubo, que é excelente fertilizante para as plantas), desenvolvido como atividade de aula no campus. Para a feira ele montou uma versão em tamanho menor, mas como todos os materiais necessários.

Segundo Gustavo, a participação na feira foi um sucesso, pois muitos visitantes interagiram, aprenderam e degustaram os produtos apresentados. Aprendizado, disseminação de informações e interação fizeram parte da atividade. “Os alunos puderam sair do espaço formal de uma sala de aula, para participar de uma feira como a FEICOOP, o que certamente, permitiu a eles demonstrarem o que aprenderam para outro público. Os docentes e discentes envolvidos no projeto puderam produzir conhecimento, bem como repensar práticas formativas para a instituição, com vistas à reflexão e melhoria da abordagem desses assuntos nos cursos técnicos e de graduação. O objetivo da exposição foi atingido, pois todos adquiriram conhecimento e puderam passar para a população informações sobre características das plantas medicinais, uma alimentação diversificada e com mais nutrientes, além do processo de elaboração de um minhocário. Também puderam refletir e propor sobre uma economia mais justa, onde todas as partes são beneficiadas”, destaca o professor.

Além do professor Gustavo, também estiveram representando a instituição e orientando os estudantes no dia da feira, a professora Cristine da Fonseca e o professor Tarcísio Samborski. Os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas encarregados pela apresentação das Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul foram, Edson Borges, Ana Linck e Maria Vitória Guimarães Lauer.