Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas organizam exposição sobre Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 06 de Mai de 2022, 15h44 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 5° semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto realizaram na noite de ontem, 05 de maio, no hall de entrada do prédio I, uma exposição sobre Plantas Medicinais do Rio Grande do Sul, com a supervisão do professor Dr. Gustavo Marques da Costa.

Segundo o professor Gustavo, os alunos aprendem na disciplina de Botânica II características de algumas famílias botânicas. “Nas aulas teóricas e práticas eles conseguem compreender essas informações, como por exemplo, características da família Passifloraceae que é do maracujá (Passiflora edulis Sims). O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco”.

Outra família estudada na disciplina de acordo com o professor Gustavo é a Asteraceae, na qual se tem a Macela ou Marcela, cujo nome científico é Achyrocline satureioides (Lam.) DC, sendo uma planta muito comum de ser encontrada em campos, terrenos baldios e na beira de estradas. Ela é tradicionalmente coletada em grande escala na sexta-feira santa, durante sua floração. “As propriedades medicinais dessa espécie se destacam como um dos principais motivos da sua tradicional extração, sendo a infusão de suas flores empregada no tratamento de cólicas intestinais, má digestão, como sedativo leve e anti-inflamatório. Também ocorre o registro do seu uso como enchimento de travesseiros, almofadas e em aromaterapia. Além disso, ela é a planta medicinal símbolo do Rio Grande do Sul”, destaca o professor.

Essas duas famílias de plantas medicinais e outras com suas características botânicas, partes utilizadas e curiosidades foram apresentadas na exposição que contou com a visita dos estudantes e professores dos outros semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e também do Bacharelado em Agronomia. A exposição irá permanecer por uma semana no hall de entrada do prédio I, possibilitando aos demais estudantes e servidores da instituição conhecer um pouco mais sobre As Plantas Medicinais do Estado.

O professor Gustavo destaca que foi um momento dos alunos poderem evidenciar o conhecimento adquirido nas aulas e também trocarem informações com os visitantes. “Eles ficaram muito felizes com o resultado, sendo que uma das alunas disse que nunca tinha participado de uma atividade desse tipo. Sendo assim, a postura, o conhecimento, a linguagem utilizada e a organização da exposição foram elementos importantes para o processo formativo dos estudantes envolvidos”, ressalta o professor.