Página inicial > Santo Augusto > Professora do IFFar – Campus Santo Augusto lança livro sobre inclusão na Educação Profissional
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 24 de Agosto de 2021, 18h09 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Beatris Gattermann, lançou recentemente, pela editora Pimenta Cultural, o livro “Inclusão na educação profissional: estratégias de acesso, permanência e aprendizagem em um Instituto Federal de Educação”.

ID163 Capa aberta brochura

Segundo Beatris, a obra amplia problematizações acerca das políticas de inclusão de jovens na educação profissional desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, bem como suas relações com os conceitos de governamentalidade, normação e normalização, tendo como referência os escritos de Michel Foucault. “O livro apresenta uma série de elementos que dimensionam as contingências que estiveram no entorno da reforma da educação profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais de Educação. De modo geral, a inclusão aparece na obra como uma estratégia da governamentalidade, a qual age sobre cada indivíduo em particular: ao moldar as condutas; ao regular a forma de se produzir enquanto sujeito aprendente; ao normalizar o modo de aprender, ser e agir dos jovens. Inclusão como modo de gerir um a um para atingir o principal objetivo: o governo da população”.

e-book do livro está disponível para download gratuito no site da Editora Pimenta Cultural no link: https://www.pimentacultural.com/inclusao-educacao

Anexos: