Página inicial > Santo Augusto > Projeto Biblioteca em Ação – em conexão
Notícias Santo Augusto

Projeto Biblioteca em Ação – em conexão

Publicado em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 03h09 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Em virtude da pandemia de Covid-19, o Instituto Federal Farroupilha, assim como as demais instituições educacionais precisaram fechar suas portas e dar continuidade às atividades por meio do ensino remoto. Desde então, as bibliotecas têm trabalhado para continuar dando apoio ao ensino, pesquisa e extensão, também no ensino remoto. Entretanto, para que as atividades remotas possam ser significativas e as dificuldades sejam minimizadas, se faz necessário uma grande parceria e colaboração de todos os envolvidos no processo educacional. É essencial que toda a comunidade acadêmica, gestores, familiares se envolvam e se sintam parte integrante no processo.

O projeto de ensino “Biblioteca em Ação: em conexão”, propõem ações para apoiar este processo, e nesse contexto, oferecerá algumas condições teóricas e práticas necessárias aos estudantes para que estes se mantenham em conexão com o setor. Estas ações contemplam a construção de tutoriais para utilização principalmente da Plataforma Minha Biblioteca, que consiste na plataforma de e-books assinada pelo IFFar, na qual disponibiliza para toda sua rede, cerca de 8.500 (oito mil e quinhentos) e-books nas diversas áreas do conhecimento, uso do sistema Pergamum e Portal Capes. Também serão realizadas oficinas para auxiliar o entendimento de algumas normas da ABNT, para auxiliar na escrita de trabalhos acadêmicos. Outras ações serão: a disseminação de bases seguras e gratuitas para embasar as pesquisas e trabalhos acadêmicos e o incentivo à leitura e ao entretenimento, usando sempre as redes sociais para disseminar os mesmos.

Segundo a coordenadora do projeto, Daniela d’Acampora, o aluno quando ingressa no IFFar, recebe uma carga de informações bastante robusta. São regulamentos, rotinas, atividades de diversas coordenações e setores. “A biblioteca acompanhará e apoiará toda a vida acadêmica deste aluno. Quando estamos no formato “normal”, as rotinas são incluídas de forma gradativa, com práticas a cada passo. No ensino remoto, há necessidade deste aluno perceber que a biblioteca continua ali, apoiando. Porém, sem o contato físico, sem o uso do espaço, há necessidade de que, este laço seja construído e, mesmo que de forma remota, as atividades aconteçam. Pensando em construir este relacionamento, é que esta conexão precisa acontecer principalmente com aqueles que não vivenciaram um início de ano letivo presencial”, destaca a bibliotecária.

Diante deste cenário, de ensino remoto, as ações do projeto tem por objetivo principal oportunizar o engajamento do estudante nas práticas de leitura, escrita, entretenimento, apoiando esta forma de ensino, mantendo e fortalecendo o vínculo entre comunidade acadêmica e a biblioteca, uma vez que, as rotinas presenciais não são possíveis ainda na instituição. A metodologia empregada será basicamente através de reuniões, utilizando plataformas digitais para as mesmas, e, todo o material produzido, será construído através de plataformas de escrita colaborativa e editores de texto e vídeos.

Daniela espera como resultado final, que haja engajamento da comunidade acadêmica com a biblioteca também no formato remoto. Que as atividades rotineiras promovidas de forma presencial, migrem para o remoto e sigam sendo consultadas quando as atividades retornarem no seu formato presencial.  “Espera-se que o estudante possa fortalecer este vínculo e assim, agir de forma consciente, sendo capaz de reforçar o entendimento acerca das plataformas de pesquisa, fortalecer o interesse pela leitura e escrita, atuando com mais segurança nas atividades escolares”.

As atividades do projeto iniciaram no dia 16 de agosto com um treinamento online com os estudantes. A equipe da Biblioteca já está criando diversos tutoriais para facilitar o acesso à plataforma, os quais serão disponibilizados no instagram nas próximas semanas.

Sobre a Plataforma MINHA BIBLIOTECA: é uma biblioteca digital de e-books com amplo acervo multidisciplinar, formada pelas principais editoras de livros técnicos e científicos: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. O acervo, em português, atende à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação. Tudo isso em uma plataforma prática e inovadora que pode ser usada em computadores, tablets e smartphones. A assinatura foi feita para todas as bibliotecas do IFFar. Todos os servidores e alunos matriculados têm acesso sem restrição de uso. São dois anos de assinatura, para suprir, principalmente a impossibilidade de ir fisicamente às bibliotecas.