Página inicial > Santo Augusto > III Encontro das Licenciaturas em Computação acontece de 26 a 27 de maio
Notícias Santo Augusto

III Encontro das Licenciaturas em Computação acontece de 26 a 27 de maio

Publicado em Quarta, 19 de Mai de 2021, 18h18 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

De 26 a 27 de maio acontecerá o III Encontro das Licenciaturas em Computação, realizado pela primeira vez em formato online, integrando a programação do SENID 2021 (Seminário Internacional de Cultura Digital).
O IFFar Campus Santo Augusto integra a comissão organizadora do evento através do professor Dr. Adão Caron Cambraia, juntamente com o estudante egresso da Licenciatura em Computação, Uianes Biondo (atualmente mestrando na UFSM), a professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Campus Palotina, Ma. Paola Ponciano Braga (também egressa da Licenciatura em Computação) e o professor da UFSM, Dr. Sidinei Renato da Silveira.
Embora tenha ocorrido a participação do IFFAR em todos os eventos, o encontro das Licenciaturas em Computação é interinstitucional, potencializando discussões acadêmicas sobre assuntos que envolvam educação, cultura digital e pensamento computacional. O 1º Encontro das Licenciaturas em Computação aconteceu em 2013, dentro do SENID. No intervalo de 2013 a 2020 não ocorreu o encontro das Licenciaturas em Computação, mas foi criado um tópico para apresentações de trabalhos específicos da computação dentro do SENID, proporcionando que demais professores do IFFAR participassem como avaliadores. Em 2020, o encontro foi retomado no SENID, de forma virtual e contou com palestras e painéis sobre os desafios dos Cursos de Licenciatura em Computação, com participação de professores do IFFAR, UFSM, USP, IFTM, IFBA e UNISC.

Sobre o SENID:
O Seminário Internacional de Cultura Digital - SENID nasce do interior do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências em Matemática, ambos da Universidade de Passo Fundo - UPF. Conta com o envolvimento de instituições de ensino superior do Brasil e estrangeiras, Sociedade Brasileira da Computação, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da educação interessados em discutir a temática da Inclusão Digital e os desdobramentos da Cultura Digital sobre os processos educativos formais ou não e, neste ano em específico, sobre as possibilidades do Ensino Híbrido. Seu objetivo é divulgar a produção científica e experiências realizadas no Brasil e no exterior nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão e cultura digital na educação.
Em 2021 será realizado de 26 a 28 de maio, e dará continuidade ao espaço de compartilhamento de experiências que o VI SENID criou ao contabilizar um total de 5.210 participantes inscritos formalmente, representando mais de 80 Instituições de Ensino Superior, localizadas em 10 estados brasileiros, além de participações de pessoas de 9 países diferentes. Para tanto, manterá seu formato 100% online. A temática norteadora dos Seminários Nacionais é “Cultura Digital na Educação”. Em 2021, dada a demanda imposta pela pandemia, o SENID proporá um conjunto de atividades que versarão sobre o “Ensino Híbrido e suas possibilidades”.
Mais informações no site https://www.upf.br/senid/

Anexos: