Página inicial > Santo Augusto > Colégio de Dirigentes do IFFar realizou 2º reunião ordinária
Notícias Santo Augusto

Colégio de Dirigentes do IFFar realizou 2º reunião ordinária

Publicado em Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 19h56 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) realizou a 2ª Reunião Ordinária na quarta-feira, dia 27. Entre as pautas estavam o início do semestre 2021, cerimônias de colação de grau, diplomação e certificação, e propostas da Proen e do Caen para o encerramento do ano letivo 2020.

2º Reunião Ordiário do Codir

Seguindo parecer do Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE), o primeiro semestre letivo de 2021 do IFFar vai começar de forma remota. De acordo com a reitora eleita do IFFar, professora Nídia Heringer, a decisão do CIE se deu pelo entendimento de que a Pandemia de Covid-19 ainda está em alta no estado e que há condições de se realizar as atividades de forma remota.

A atual reitora do IFFar, professora Carla Jardim, disse que o Governo Federal trouxe a possibilidade, através de portaria, de que as atividades letivas continuem a se dar de forma remota caso a pandemia perdure. Carla Jardim também falou sobre a possibilidade de se fazer um ato ad referendum garantindo as atividades letivas não presenciais na próxima reunião do Conselho Superior do IFFar.

O primeiro semestre letivo do IFFar inicia no dia 5 de abril e se encerra no dia 31 de julho.

O IFFar também trabalha na produção de um orçamento para licitação de limpeza, sanitização e atualização tecnológica visando um possível retorno às atividades presenciais.

Pró-reitoria de Ensino apresenta propostas de encerramento do ano letivo 2020

Durante a 2ª Reunião Ordinária do Codir, a Pró-reitoria de Ensino do IFFar (Proen) apresentou dois relatórios de acompanhamento do ensino remoto na instituição. Um deles abordou a organização didático-pedagógica do IFFar no período da Pandemia de Covid-19, mostrando também as atividades que foram suspensas.

Este relatório apresentou dados parciais em relação ao desenvolvimento de atividades remotas a partir de 3 de agosto de 2020. De acordo com o documento, a parada ocorrida entre maio e julho do ano passado foi fundamental para a reorganização das atividades, adaptando-as às condições impostas pelo ensino remoto. O relatório destaca a oferta dos componentes curriculares por blocos ou ciclos de disciplinas, realizada principalmente pelos cursos técnicos e pelas licenciaturas, o que reduziu a sobrecarga de trabalho de alunos e professores. O documento também demonstrou uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica por meio do uso intensificado de tecnologias.

O segundo relatório fez uma análise quantitativa da participação dos estudantes do IFFar no ensino remoto, fazendo recortes por organização didática (ciclo, bloco ou regular), por campus e por nível de ensino. Assim como o primeiro relatório, este também demonstrou a efetividade da organização dos componentes curriculares em blocos ou ciclos. Os cursos técnicos integrados que utilizaram esta forma de organização obtiveram maior participação dos alunos.

Os dados gerados pelos dois relatórios serviram de subsídio às propostas para o encerramento do ano letivo 2020 e para o início do próximo. Foram apresentadas três propostas ao Codir, duas elaboradas pela Proen e outra pelo Comitê Assessor de Ensino (Caen). De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFFar, Renato Coutinho, estas propostas têm como objetivo adequar as ações do IFFar ao parecer 19/2020 do Conselho Nacional de Educação.

Após ouvir as propostas, o Codir decidiu que será realizada uma live nesta sexta-feira (29), às 10h, para apresentar as propostas à comunidade acadêmica. A live poderá ser acompanhada a partir deste link.

As escolhas dos campi serão apresentadas nas próximas reuniões do Caen (4/2) e do Codir (5/2).

Instrução Normativa vai orientar realização de cerimônias durante a Pandemia

Uma proposta de Instrução Normativa (IN) para orientar a realização de cerimônias de colação de grau, diplomação e certificação por meio de webconferência foi apresentada na reunião do Codir. A ideia da IN é possibilitar a todos os campi do IFFar a realização dessas cerimônias de forma online.

O documento detalha instruções e normas para a realização destes eventos. Também estão previstas ações no caso de alunos que não tenham acesso a internet.

De acordo com a proposta, as formaturas deverão ser realizadas até uma semana após o término do 2º semestre letivo de 2020.

Codir - O Colégio de Dirigentes (Codir) é um órgão consultivo de apoio ao processo decisório do IFFar, ocupa-se de matéria administrativa, econômica, orçamentária e financeira e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, em conformidade com a programação anual de trabalho e com as diretrizes orçamentárias da instituição. Informações completas sobre o órgão, incluindo atas e calendário de reuniões estão disponíveis neste link.