Página inicial > Santo Augusto > Projeto “Tampatas: Junte e Ajude”
Notícias Santo Augusto

Projeto “Tampatas: Junte e Ajude”

Publicado em Quarta, 10 de Junho de 2020, 02h53 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está desenvolvendo o projeto de extensão “Tampatas: junte e ajude”, uma iniciativa de conscientização socioambiental, de caráter educativo e solidário, visando recolher tampas de plástico e lacres de metal, que seriam descartados no lixo ou de forma inadequada no meio ambiente. Em razão da pandemia o cronograma de atividades precisou ser alterado e algumas proposições modificadas.

O projeto, coordenado pela professora Camila Copetti, objetiva promover um círculo virtuoso para o plástico e para o metal que, depois do processo de reciclagem, voltam a ser tampinhas e lacres. “Nessa ação em prol do meio ambiente também estaremos ajudando os animais abandonados do município atendidos pela Associação de Proteção dos Animais - ASAPAN, organização não governamental de proteção e amparo a animais de Santo Augusto. Ela utilizará os recursos angariados com a venda das tampas e dos lacres para a compra de ração e para custear tratamentos veterinários que são necessários constantemente”, explica a professora.

Sendo o Campus Santo Augusto uma instituição voltada para o ensino, pesquisa e extensão e um local de frequente abandono de animais, especialmente gatos e cachorros espera-se um envolvimento direto dos alunos e servidores na coleta e principalmente na propagação da conscientização socioambiental.

Pretende-se, com algumas turmas e através de algumas disciplinas realizar um estudo mais aprofundado sobre esta temática e o papel do homem nesse processo; criação de mídias para socialização do projeto, conscientização socioambiental, impacto de consciência, ampliação de coletas; construção de ecopontos no IFFar-Campus Santo Augusto e em alguns pontos de apoio fora da instituição; separação dos produtos por cor em razão de maior valor venal; doação do material arrecadado para a ASAPAN que comprometeu-se em reverter todo o valor arrecadado com a venda destes recicláveis em ração e produtos veterinários para os animais que atendem e acolhem.

O projeto Você + Cidadão, coordenado pela professora Ana Letícia Oliveira, que também está promovendo o recolhimento de tampas e lacres, como ação proposta durante o isolamento social, fará a doação do material arrecadado para o projeto "Tampatas: Junte e Ajude". Por isso que nas postagens do Tampatas consta o apoio do IFFar-Campus Santo Augusto, Asapan e Vc+Cidadão.

O Tampatas está no instagram através do endereço, @tampatas.iffar, e no facebook pelo endereço, Tampatas: Junte e ajude. A iniciativa conta com o apoio dos professores Cesar Eduardo Stevens Kroetz e Eleonir Diniz, da bibliotecária Daniela Cristina Paulo d’Acampora, da estudante do 3º ano do curso técnico em administração integrado ao ensino médio, a bolsista Pietra Barriquelo, e da responsável pela Asapan, Fabiana Knechtel (externo). Também atuam como voluntários os estudantes: Julia d´Acampora e Nathaly Antonow doano do curso técnico em alimentos; Beatriz d´Acampora doano do curso técnico em agropecuária e Thalia Langner do 5º Semestre de Licenciatura e Ciências Biológicas.

101885088 246956903421346 9014514540713068467 o

Venha você também fazer parte deste projeto! Junte e ajude.