Página inicial > Santo Augusto > Projeto Biblioteca em Ação - Contar, encantar e educar nos tempos de Quarentena
Notícias Santo Augusto

Projeto Biblioteca em Ação - Contar, encantar e educar nos tempos de Quarentena

Publicado em Quarta, 03 de Junho de 2020, 01h05 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Biblioteca Mário Quintana do IFFar – Campus Santo Augusto desenvolve, desde 2011, o projeto de extensão “Biblioteca em Ação – Contar, encantar e educar”, sob a coordenação da bibliotecária Daniela d’Acampora. Esse ano, em virtude da suspensão das atividades presenciais, devido a pandemia de Covid 19, o projeto ganhou uma versão digital, denominada “Biblioteca em Ação - Contar, encantar e educar nos Tempos de Quarentena”.

Segundo Daniela, o projeto nasceu pelo fato de entender que o papel educacional e social das bibliotecas passa principalmente por ajudar a formar o leitor, então, através da extensão universitária, é possível levar a biblioteca até a comunidade por meio da mediação de leitura. “A troca de experiência que acontece é fantástica, traz leveza para as rotinas da biblioteca, uma vez que nosso foco principal é atender a comunidade acadêmica, envolve os alunos, colocando-os em contato com as crianças das escolas da região, são momentos mesmo encantadores”, destaca Daniela.

A versão Quarentena do projeto foi feita com os colaboradores e voluntários atuando cada um na sua casa, tendo sido feita, do jeito que foi possível, a reprodução das histórias que são contadas presencialmente, desta vez no mundo virtual. As histórias serão disponibilizadas geralmente as quartas e domingos na página do Instagram da Biblioteca Mário Quintana (@biblioteca_em_acao) e no canal do Youtube do projeto https://m.youtube.com/channel/UCAt5yi_TQ1pAGazeIxBTY1g

Projeto Biblioteca em Ação nos tempos da quarentena

A intenção do projeto é que as crianças assistam as histórias em casa e se possível as reproduzam do seu jeito. Os pais podem enviar vídeos com a encenação das histórias em casa para o instagram da Biblioteca. “Lembrando que história não tem idade, permita-se viajar nesse mundo encantador”.