Página inicial > Santo Augusto > IFFar debate levantamento de servidores em grupo de risco e aquisição de materiais de segurança
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 26 de Mai de 2020, 16h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira (22), o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a 12ª reunião desde a sua criação, em março. Entre as pautas, estavam: relatos de dados sobre a pandemia; protocolos do GT para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza e proteção individual; levantamento do grupo de risco entre os servidores; e avaliações sobre atividades remotas.

tb.jpg

Confira o resumo com os principais pontos de discussão e encaminhamentos:

Relato de dados relativos à pandemia

A reunião iniciou com a apresentação dos dados relativos ao Coronavírus nas cidades em que há unidades do IFFar a partir do relato de casos suspeitos, monitorados, descartados e confirmados.

Aquisição de materiais para higiene, limpeza de ambientes e proteção individual

Na sequência, foi discutido o andamento das atividades do Grupo de Trabalho para elaboração do plano de aquisição de materiais para higiene, limpeza de ambientes e proteção individual da comunidade acadêmica, promovendo a prevenção de contágio pelo Coronavírus. Mediante solicitação dos membros do grupo, foi aprovada a prorrogação por duas semanas no prazo para entrega dos protocolos com os quantitativos e cotações de preços dos materiais necessários.

Controle de eventuais casos de Covid-19 no IFFar

Após debater sobre a melhor forma de tratar dados sobre eventuais casos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica - que devem ser comprovados por meio de atestado médico -, o CIE decidiu que tais informações serão sistematizadas para controle interno e conhecimento dos profissionais da saúde do IFFar, que atuarão no caso de necessidade de auxílio.

Levantamento do grupo de risco entre servidores

O IFFar iniciou o levantamento de informações acerca dos servidores para planejar o retorno das atividades presenciais, ainda sem previsão de ocorrer. Conforme pontuou a reitora, Carla Comerlato Jardim, pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid-19 deverão permanecer trabalhando remotamente enquanto perdurar a pandemia. O trabalho remoto deve continuar também para pais ou responsáveis de crianças em idade escolar que estejam sem aulas. Um levantamento de dados sobre os estudantes também está sendo elaborado pelo IFFar.

Avaliação dos servidores sobre as atividades remotas e a suspensão do calendário acadêmico

No dia 19 de maio, o IFFar iniciou uma pesquisa, divulgada pelo e-mail institucional e realizada via formulário do Google, para consultar a opinião de servidores acerca das atividades remotas e da suspensão do calendário acadêmico. Diante do baixo número de respostas recebidas até agora, o pró-reitor de Ensino, Édison Brito, destacou a importância da participação, uma vez que as respostas poderão subsidiar futuras ações do Instituto. Em complemento, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer, pontuou que as respostas da pesquisa são elementos auxiliares das discussões das instâncias deliberativas.

Avaliação das atividades remotas pelos estudantes

A representante dos discentes no CIE, Patrícia Martins, informou que o questionário voltado aos estudantes recebeu 1.162 respostas até o momento. Entre as questões desta pesquisa, destacou a consulta sobre casos de Covid-19, na qual foi informado que 19 estudantes fizeram o teste e nenhum apresentou resultado positivo.

Acompanhe

A próxima reunião do CIE vai ocorrer no dia 5 de junho, sexta-feira. Todos os encontros são transmitidos pela internet e podem ser assistidos posteriormente na página do Youtube da WebTV do IFFar.