Página inicial > Santo Augusto > Projeto Fábrica de Histórias lança livro infantil produzido pelos alunos
Notícias Santo Augusto

Projeto Fábrica de Histórias lança livro infantil produzido pelos alunos

Publicado em Sexta, 08 de Mai de 2020, 16h07 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O projeto “Fábrica de Histórias: Criando, contando e encantando” vem sendo realizado no IFFar - Campus Santo Augusto desde o ano de 2018. Trata-se de uma proposta didática que visa contribuir com a prática de multiletramentos no contexto escolar, utilizando o gênero história infantil. Entre os objetivos estão: promover o protagonismo e autoria discente, de forma a sensibilizá-los para a leitura e a escrita; desenvolver a capacidade crítica dos estudantes para que interpretem e produzam textos constituídos por palavras, movimentos, cores e imagens; realizar a publicação de um livro (digital e impresso) das produções realizadas pelos alunos, com vocabulário em português e inglês; transformar as histórias infantis em hiper-histórias (literatura eletrônica) e apresentar as produções literárias para a comunidade escolar.

Coordenado pela professora Miquela Piaia, o projeto conta com participação dos professores Edevandro Sabino, Soní Pacheco de Moura e Téoura Benetti, e também com o apoio das alunas bolsistas, Polyana Fucilini e Paola Bariquelo, e muitos alunos voluntários.

Segundo a professora Miquela Piaia, a ideia inicial era promover a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em práticas sociais, propondo a contação de suas próprias criações literárias, e dessa forma, promover o protagonismo discente.“Os resultados dessa iniciativa foram a criação de histórias infantis incríveis, de autoria dos estudantes. Desde então essas narrativas vêm sendo contadas para toda a comunidade de Santo Augusto e região, levando de forma teatral e dinâmica, para as crianças da comunidade, um pouco mais das grandes iniciativas do IFFar”, destaca a professora.

O próximo passo do projeto é publicar as histórias dos estudantes em livros infantis bilíngues, buscando demonstrar a importância da autoria discente e também do ensino do inglês desde a infância, sendo que a primeira história, “O Leão Leonel”, deverá ser lançada em breve.

Capa do Livro Leão Leonel

A proposta da elaboração de livros infantis surgiu em 2018, quando foi trabalhada com as turmas do 1º e 2º ano do curso técnico em Informática e do 2º ano do curso técnico em Administração. Para a escrita e elaboração dos desenhos ocorreram algumas oficinas com a autora, Maria Inez Flores Pedroso, e com os professores da área de Linguagens.

As bolsistas Polyana e Paola, explicam que após a escrita das histórias, na versão bilíngue, elas foram divididas, definindo em qual página ficaria cada parte do texto, para então, começar o processo de ilustração. “Depois da produção do texto e desenhos, chegou a hora de unir esses elementos para que se transformasse de fato em um livro. Cada página de desenho produzida pelos alunos foi escaneada em qualidade alta. O programa utilizado no projeto chama-se InDesign, e trata-se de um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas. Com os desenhos digitalizados inciou-se o processo criativo de edição, fazendo um arranjo entre desenhos e texto. A partir disso, foi adaptada cada narrativa, fazendo texto e imagem se combinarem de forma convidativa ao leitor, transformando cada página em um fragmento harmonizado de cada história”, ressaltam as estudantes.

Depois de prontas, as histórias precisavam receber uma capa que representasse o universo de personagens presentes nas narrativas, sendo mesclado o uso de InDesign e Photoshop, para unir elementos importantes presentes nas ilustrações, com o título, autores e organizadores. É muito importante mencionar também, que a escolha da fonte que cada história teria, foi um passo muito importante, pois essa deveria harmonizar-se com as ilustrações e com o contexto onde a história estava inserida.

Para que de fato os livros fossem identificados, foi solicitado o ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Esse número é muito importante para assegurar os direitos autorais de cada história. Todos os 10 livros do projeto já possuem seu devido número do ISBN.

O livro “Leão Leonel” é a primeira publicação do projeto e conta a incrível história do Leão mais faminto da Savana Africana. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto, no Instagram (@fabricadehistoriasiffar) ou Facebook (Projeto Fábrica de Histórias). Para quem tiver interesse no lançamento O Leão Leonel, serão disponibilizadas inbox nas redes sociais acesso ao hiperconto e atividades sobre a história, também elaborados pelos estudantes! Exemplares do livro serão envidados para as escolas municipais de Santo Augusto, para a Biblioteca Municipal e para a Biblioteca Mário Quintana. Os outros exemplares serão utilizados no projeto.

Entrega do livro do Leão Leonel na Biblioteca Pública

Entrega do Livro Leão Leonel na Centro de Cultura Professor Benedito de Castro.