Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto é parceiro na realização Senid online
Notícias Santo Augusto

IFFar – Campus Santo Augusto é parceiro na realização Senid online

Publicado em Quarta, 29 de Abril de 2020, 00h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

De 22 a 24 de abril foi realizado o VI Senid - Seminário Nacional de Inclusão Digital, pela primeira vez totalmente online em virtude da pandemia de Covid 19, contando com mais de 5 mil participantes. O Senid é organizado pela Universidade de Passo Fundo – UPF, com o apoio de outras instituições de ensino, dentre elas o IFFar, através do Campus Santo Augusto.

O Eixo de Informação e Comunicação do IFFar – Campus Santo Augusto, formado pelo curso técnico em Informática integrado ao ensino médio; Licenciatura em Computação e a Especialização em Informática aplicada na Educação, tem uma relação estreita com o Senid, desde as primeiras edições, devido as permanentes relações entre educação, computação e tecnologias digitais discutidas no evento.

Um dos eventos paralelos ocorridos no IV SENID foi o II Encontro das Licenciaturas em Computação, realizado no dia 23. O primeiro ocorreu em 2013 e, depois disso, o grupo se integrou aos outros eventos paralelos. Como os Cursos de Licenciatura em Computação tem demandado encontros para estudos e discussões, se resolveu retomar o encontro.

Uma atividade que foi lançada no evento como desafio aos pesquisadores em Educação e Computação foi o convite para escrever artigos de pesquisas, relatos reflexivos para a Revista Contexto e Educação. Mais informações no site da revista: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/announcement/view/16

Pela manhã ocorreu a mesa Redonda: “Desafios e potencialidades da Formação de professores de Computação para a Educação Básica”, composta pelos professores: Dr. Adão Caron Cambraia (IFFar); Dr. Christian Backmann (IFFar); Dr. Sidinei Renato da Silveira (UFSM); Msc. Wilk de Oliveira (USP). De tarde ocorreu a palestra do professor Dr. André Souza Lemos (IFTM). Após a palestra do Dr. André, as professoras Dr. Lilian Teixeira e Dr. Marcia Cruz proferiram a palestra “Identidade do professor de Computação na contemporaneidade”.

Durante o evento estudantes e professores do IFFar - Campus Santo Augusto apresentaram trabalhos: O aluno da Licenciatura em Computação Rafael Ramos apresentou o trabalho, “Constituição do professor de computação: experiências com computação desplugada no PROEJA”; a professora Andressa Falcade apresentou o trabalho realizado com a aluna, Andrieli Tubiana e com o professor Adão Cambraia, “Ensino da computação em uma escola pública do RS: dos documentos à ação”; O estudante Uianes Biondo apresentou o trabalho, “Desenvolvimento de conversor de linguagem visual para linguagem algorítmica: proposta de construção de uma ferramenta para o ensino de algoritmos em um curso técnico em informática”.

Também foram lançados no evento os seguintes livros, organizados por professores do IFFar: Formação Docente: recriação da prática curricular no Ensino Superior - Adão Caron Cambraia e Lenir Basso Zanon (https://www.editoraappris.com.br/produto/2913-formao-docente-recriao-da-prtica-curricular-no-ensino-superior ; Comunidade Aprendente na Formação de Professores - Adão Caron Cambraia, Cátia Keske e Sandra Nonenmacher (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34285-comunidade-aprendente-na-formacao-de-professores-brcolecao-formacao-professores-e-tecnologias-brvolume-1