Página inicial > Santo Augusto > Professor tem artigo publicado em revista internacional qualis A1
Notícias Santo Augusto

Professor tem artigo publicado em revista internacional qualis A1

Publicado em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 19h00 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar – Campus Santo Augusto, Dr. Lessandro De Conti, teve recentemente um artigo publicado na revista internacional Chemosphere, classificada com qualis A1 pela Capes.

Lessandro de Conti

O trabalho, intitulado “Adubação com ferro para aumentar os mecanismos de tolerância a toxidez por cobre em azevém, utilizado como planta de cobertura de solo em vinhedos”, é oriundo dos estudos realizados durante o período de doutorado sanduíche realizado pelo professor Lessandro na Libera Università di Bolzano, em Bolzano na Itália. O artigo contou com a participação dos pesquisadores da Universidade de Bolzano e da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Segundo Lessandro, a pesquisa teve como  objetivo avaliar os mecanismo de tolerância expressos em plantas de azevém, quando expostas a condições de toxidez por excesso de cobre e a influência da nutrição de ferro sobre a expressão destes mecanismos de tolerância. “Os resultados mostram que a síntese, acumulação e exsudação de compostos orgânicos complexantes de cobre, como fenóis, ácidos orgânicos e aminoácidos foi afetada pela exposição do azevém a níveis de toxidez por cobre, demonstrando a importância destes constituintes na regulação da homeostase dos teores de cobre nos tecidos da planta”, destaca o professor.

Para Lessandro, estes resultados contribuem para o avanço no conhecimento dos efeitos do excesso de cobre sobre as plantas e para o estabelecimento de técnicas de remediação de solos contaminados com o metal, realidade presente em muitos solos sob vinhedos do estado, fruto das sucessivas aplicações de fungicidas cúpricos, em especial da calda bordalesa, a qual apresenta alta concentração de cobre em sua composição.

O artigo está disponível para acesso no site: sciencedirect.com/science/article/pii/S004565351932538X

Artigo Lessandro