Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam do Projeto Jangada
Notícias Santo Augusto

Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam do Projeto Jangada

Publicado em Terça, 19 de Novembro de 2019, 15h34 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã de segunda-feira, dia 18 de novembro, estudantes do 2º ano do curso técnico em Agropecuária do IFFar – Campus Santo Augusto, participaram no Sítio Fazenda Camera, do Projeto Jangada, coordenado pelo professor de Educação Física, Luciano de Almeida.

Durante a manhã, os estudantes colocaram em prática a construção das jangadas e os testes das mesmas na água e também realizaram brincadeiras, como corrida de jangada. À tarde, os estudantes vivenciaram a prática de iniciação à canoagem.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2013, porém nesse formato desde 2016, com a participação de todas as turmas do 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento coletivo de organização, planejamento e construção de uma jangada, caiaque ou barco, utilizando somente materiais alternativos (garrafas pet, taquara, câmaras de ar, cordas...), permitindo que possam vivenciar uma atividade aquática e/ou práticas corporais junto à natureza nas aulas de Educação Física e auxiliar na construção do seu próprio processo de ensino e aprendizagem.

As atividades continuam durante toda a semana, de acordo com o seguinte cronograma: Segunda-feira (18/11) - 2° ano do Técnico em Agropecuária; Terça-feira (19/11) - 2° ano do Técnico em Administração; Quarta-feira (20/11) - Atividades com servidores; Quinta-feira (21/11) - 2° ano do Técnico em Alimentos; Sexta-feira (22/11) - 2° ano do Técnico em Informática. Na segunda, terça e quarta, o professor Luciano coordena as atividades, com o apoio de servidores, na quinta e na sexta-feira as atividades serão coordenadas pelo professor de Educação Física, Fabrício Döring Martins.

Segundo o professor Luciano, o desenvolvimento de qualquer projeto só é possível se encontrarmos parceiros para desenvolvê-los: “Quero agradecer ao senhor Gilberto Camera e sua esposa, Gladis, pela acolhida e por disponibilizarem seu belíssimo espaço para o desenvolvimento do projeto; aos professores que acompanharam os alunos na construção das jangadas na segunda-feira, Tiago Ávila, Raphael d'Acampora, Cristiano Nunes dos Santos e Eser Lopes, e na terça-feira, Raphael d'Acampora, Michel Santos e Edevandro Sabino; aos amigos da Asar (Associação santoaugustense de Remadores) - pelo empréstimo dos caiaques e coletes para a realização das atividades; enfim agradeço à todos que de alguma forma contribuíram para que as atividades fossem realizadas”.