Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam do VI CODE RACE
Notícias Santo Augusto

Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam do VI CODE RACE

Publicado em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 18h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Um grupo de 14 estudantes dos cursos Técnico em Informática e Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, acompanhados pelos professores Andressa Falcade e Cleitom José Richter, estiveram participando na sexta-feira, dia 27, e no sábado, dia 28, do Campeonato de Programação – VI CODE RACE, na Antônio Meneghetti Faculdade, em Restinga Seca-RS.

A Instituição foi representada no evento por três equipes: “Hello World”, formada pelos estudantes do 2°ano do curso técnico em informática Mateus Vinicius Schons, Gabriel Burckerdt Silveira, William Vilibaldo Rehsler, Karen Furlan Schneider e Marcos José Berres Lanius; “TecLice”, formada por estudantes do 3°ano do técnico em informática Alisson Ferri, Darlan Guimarães, Diego Rossi e Natalia Moura Brasil, e da Licenciatura em Computação, Danrley Brasil; “Debugs on the table”, formada pelo professor Cleitom José Richter e pelos estudantes de Licenciatura em Computação Rafael Ramos, Iuri Santos, Pedro Weisheimer e Uianes Biondo.

O CODE RACE é um campeonato de programação que ocorre anualmente na Antônio Meneghetti Faculdade, localizada no Recanto do Maestro, chegando a sua VIª edição neste ano. Tem como principal objetivo gerar uma interação entre profissionais da área da tecnologia e, através desta, dar maior visibilidade aos mesmos no mundo da Tecnologia da Informação (TI).

O evento ocorreu em três grandes momentos: abertura com a presença de um palestrante da empresa Amazon (AWS); a maratona de programação de 12 horas em que os participantes pensaram e desenvolveram sua aplicação e, por fim, a avaliação dos produtos desenvolvidos e divulgação dos vencedores no encerramento. A temática do evento neste ano foi Mobilidade Urbana, determinada através de sorteio instantes antes do início da maratona. A definição dos vencedores ocorreu em três etapas: avaliação da funcionalidade do sistema desenvolvido e duas apresentações da ideia do negócio.

A equipe TecLice do IF Farroupilha foi convidada a apresentar a sua ideia na semifinal do VI CODE RACE, após o desenvolvimento e melhoria do GAT (ferramenta de marketing digital para pequenas empresas), uma das ideias de negócio finalistas do Bye Bye Boss 2019, criada pelo estudante Danrley Brasil.

Segundo o estudante Danrley, o desafio não está refletido somente na produção de uma proposta inovadora, de um produto que atenda determinada demanda no mercado. “Trata-se de um momento para aprendizagem, organização mental, exercício de paciência, muitas risadas, muito debate”.

A preparação das equipes do IFFAR para o VI CODE RACE, contou com a realização de duas oficinas (CANVAS e PITCH), ministradas pelos professores Elisandro João de Vargas e Simone Ceretta e com uma minimaratona, nos mesmos moldes do CODE RACE, durante a Semana Acadêmica do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação.

Devido aos cortes orçamentários, a instituição não pode arcar com os custos do transporte do grupo até o evento, que contaram com a colaboração financeira de alguns servidores do IFFar Campus Santo Augusto, da Faculdade Antônio Meneguetti e das empresas Sonda Informática e Astur Viagens e Turismo.