Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto recebe voluntárias do Centro de Valorização da Vida de Três de Maio
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 17h15 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar  - Campus Santo Augusto recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 25, voluntárias do Centro de Valorização da Vida de Três de Maio – CVV, que realizaram atividades com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, alusivas ao Setembro Amarelo (mês de prevenção do suicídio). A atividade foi organizada pela Direção de Ensino, através do Setor de Assessoria Pedagógica - SAP e da Coordenação de Assistência Estudantil - CAE.

Na ocasião, as voluntárias do CVV de Três de Maio, Cláudia Regina Demo e Aster Hartmann, entregaram aos estudantes materiais informativos e apresentaram dados sobre o suicídio no Brasil e no Mundo. “O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores”, destacaram as voluntárias.

Conforme informações encontradas na Cartilha do CVV, a média brasileira é de 6 a 7 suicídios por 100 mil habitantes, bem abaixo da média mundial – entre 13 e 14 mortes por 100 mil pessoas. Mas o que preocupa é que, enquanto a média mundial permanece estável, esse número tem crescido no Brasil,  e o maior aumento de suicídios é registrado entre jovens de 15 a 25 anos.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. No Brasil, o CVV – rede voluntária de prevenção – atua nesse sentido há mais de 50 anos, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas todos os dias.

Em junho deste ano o CVV nacional lançou uma série de vídeos para se prevenir o suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices de suicídio no país. É uma iniciativa para permitir que toda a população se engaje na causa e possa se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda. Os vídeos estão disponíveis no YouTube e para download no site do CVV.

O CVV de Três de Maio é um órgão sem fins lucrativos que presta, há mais de dois anos, apoio a comunidade regional na prevenção ao suicídio. Os atendimentos pelo telefone 188 acontecem em total sigilo, em um espaço de escuta acolhedor e seguro, que alivia a ansiedade e o desespero. O posto local, que funciona em uma sala cedida pelo Hospital São Vicente de Paulo, conta com 12 voluntários.

Anexos: