Página inicial > Santo Augusto > Professor do IFFar – Campus Santo Augusto participa de Congresso Internacional de Ciências do Esporte
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 24 de Setembro de 2019, 16h46 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar – Campus Santo Augusto, Luciano de Almeida, participou, de 16 a 20 de setembro, do XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), na Cidade de Natal/RN, no departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF-UFRN).

Na tarde do dia 16, aconteceu a abertura do Fórum de Educação Física dos Institutos Federais (no espaço destinado as reuniões institucionais), em que foram discutidas questões referentes aos limites e possibilidades de intervenção da área no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos Institutos Federais. Dentre os assuntos tratados, aconteceu o lançamento “oficial” da Plataforma Digital Colaborativa, projeto de pesquisa coordenado pelo professor Luciano de Almeida e desenvolvido junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física dos/nos Institutos Federais (GEPEFIF). Acesso à plataforma no endereço eletrônico: https://aedfnosifs.com.br/.

Abertura 16 09 2

Abertura do Fórum de Educação Física dos Institutos Federais: Da esquerda para a direita - Carlos Fabre Miranda (IFRS), Luciano de Almeida (IFFAR), Arnaldo Leitão (IFSULDEMINAS), Micheli Venturini (IFBA) e Samara Moura Abreu (IFCE).

Abertura 16 09 1

Participantes da Abertura do Fórum de Educação Física dos IFs

Nos dia 17 e 19 de setembro, o professor Luciano, juntamente com o professor Ivan Carlos Bagnara do IFRS-Campus Erechim, representando o GEPEFIF, apresentou na forma de banner os seguintes trabalhos: "Mapeando a EF nos IFs: uma plataforma digital" e "A Educação Física nos Institutos Federais: impressões iniciais acerca dos desafios, possibilidades e limites".

Apresentação de trabalho no dia 17/09.

Apresentação de trabalho no dia 19/09.

No dia 18, Luciano participou da primeira reunião do GT Escola dos Institutos Federais, após a formação do mesmo, durante a realização do Fórum de Educação Física dos Institutos Federais - XXI Conbrace / VIII Conice - 2019 Natal-RN. “Acredito que esse movimento, se apresenta como uma das possibilidades de retomada de discussões mais amplas para o nosso campo de tematização e possui um grande potencial para contribuir no processo de constituição de uma identidade para a Educação Física nos Institutos Federais”, destaca o professor.

GT 18 09

Participação de Luciano no GT Escola do IFs

Segundo Luciano, a Educação Física inserida no contexto dos Institutos Federais, enfrenta os desafios, limites e possibilidades de atuação nos diferentes níveis de ensino, além das incertezas do atual cenário das políticas públicas para educação na atualidade. “Nos interessa nesse espaço de diálogo, do Fórum de Educação Física dos Institutos Federais, estabelecer discussões e formas de mobilização no âmbito regional e nacional, sobre temáticas urgentes que tocam nossa atuação docente nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Saiba mais sobre o GEPEFIF: tem como objetivo geral constituir uma rede de pesquisa, estudos, ações e práticas colaborativas entre os professores de Educação Física e Institutos Federais para pensar nas questões relacionadas ao conhecimento em nosso campo de tematização e os vínculos estabelecidos e/ou necessários com a educação republicana e democrática, a educação profissional e tecnológica e seus marcos legais, potencializando os sujeitos envolvidos na elaboração de projetos ou propostas para a Educação Física em seus diferentes espaços de intervenção, (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2155969222474569).