Página inicial > Santo Augusto > Servidor defende dissertação de Mestrado pelo PROFEPT
Notícias Santo Augusto

Servidor defende dissertação de Mestrado pelo PROFEPT

Publicado em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 15h55 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O assistente em administração do IFFar – Campus Santo Augusto, Odair Kunzler, defendeu no dia 26 de agosto, na reitoria do IFFar em Santa Maria, a sua dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

A dissertação intitulada "Manifestações Estudantis e Constituição de Lideranças: Uma Análise dos Discursos no IFFar-Campus Santo Augusto de 2015 a 2018", foi avaliada pela seguinte banca: Professora Dra. Fernanda de Camargo Machado - Orientadora (IFFar), Professora Dra. Leandra Bôer Possa (UFSM) e Professora Dra. Letícia Ramalho Brittes (IFFar).

Odair Mestrado

Odair junto com os componentes da banca

A pesquisa teve como objetivo principal investigar como os discursos das manifestações estudantis, ocorridas no período de 2015 a 2018, relacionam-se com a constituição de lideranças no IFFar - Campus Santo Augusto. Para isso, foram empregadas três etapas na sua elaboração: a primeira, com o objetivo de resgatar o histórico  - através de jornais locais, site institucional e redes sociais - das manifestações estudantis ocorridas no período delineado e compreender as condições de produção dos discursos. A segunda etapa consistiu em realizar entrevistas com os estudantes, empregando questionários semiestruturados e, assim, produzindo a materialidade analítica necessária para compreender como se constituem as lideranças. Por fim, a terceira etapa foi a realização de um Cinedebate integrado, como Produto Educacional, que objetivou problematizar as relações entre os discursos e a constituição de lideranças.

Como resultados, evidenciou-se que as manifestações estudantis emergem a partir de dois vetores: 1) da permanência dos discursos que posicionam os estudantes como guardiões da democracia; 2) do papel exercido pelo uso das redes sociais como nova estratégia discursiva de engajamento. Além disso, observou-se a relação de imanência que produz os discursos das manifestações e a constituição de lideranças estudantis, numa relação de coprodução.

O Metrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) é um programa em rede, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e que, no IFFar, é oferecido pelo Campus Jaguari.