Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do Curso de Agronomia apresentam trabalhos em evento sobre Trigo e Triticale
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 05 de Julho de 2019, 15h21 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do Bacharelado em Agronomia, Felipe Ferrazza e Douglas Jacoboski, bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs, participaram no dia 03 de julho da 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT).

O evento, realizado na Universidade de Passo Fundo – UPF de 02 a 04 de julho, buscou apresentar os mais recentes trabalhos de pesquisa desenvolvidos por instituições públicas e privadas, para aprimoramento dos sistemas de produção de trigo e triticale no país, promovendo debates envolvendo desde a cadeia produtiva, até o consumidor final.

Os estudantes apresentaram no evento sete trabalhos referentes aos projetos de pesquisa desenvolvidos no IFFar – Campus Santo Augusto, coordenados pelos professores Ricardo Paraginski e Eduardo Streck, sendo cinco na forma de Pôster e dois foram selecionados para apresentação oral nas subcomissões.

Na subcomissão de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais o aluno Douglas apresentou um trabalho sobre o “Efeito da densidade de semeadura de trigo nos parâmetros de produtividade da cultura do trigo”. Já na subcomissão de Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes, o aluno Felipe apresentou um trabalho sobre o “Efeito do sistema de armazenamento hermético na qualidade de sementes de trigo”.

Foto Douglas

Foto Felipe

20190705 083424

Estudantes Douglas e Felipe acompanhados pelo professor Ricardo Paraginski

Durante do evento foram aprovadas cinco novas cultivares de trigo e 10 extensões de cultivo de trigo e uma de triticale. As cultivares aprovadas e as extensões de uso estarão disponíveis para cultivo a partir da safra 2020. As recomendações serão publicadas nos próximos meses no livro “Informações Técnicas para Trigo e Trititicale – Safra 2020”, com distribuição gratuita, e no site www.reuniaodetrigo.com.