Página inicial > Santo Augusto > Projeto promove a produção de jogos didáticos para o ensino de microbiologia e conservação de alimentos
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 04 de Julho de 2019, 15h04 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O estudo desses seres vivos encontra barreiras que dificultam o entendimento do aluno em relação ao assunto, principalmente por se tratarem de seres microscópicos. A microbiologia estuda os seres vivos microscópicos e envolve uma série de conceitos e relações de difícil demonstração visual. Especificamente na microbiologia de alimentos são estudados os microrganismos relacionados com a conservação e a produção de produtos alimentícios, bem como sua relação com a saúde do consumidor.

Apesar da estrutura de laboratórios existente no IFFar – Campus Santo Augusto, algumas associações práticas relacionadas ao assunto não podem ser realizadas e necessitam de um embasamento teórico, para que o aluno entenda as relações e consequências da presença de microrganismos nos alimentos, pensando nisso a professora Cíntia Guarienti está desenvolvendo ao longo desse ano o projeto de ensino, “Produção de jogos didáticos para o ensino de microbiologia e conservação de alimentos”, tendo como bolsista a estudante, Luana Vitória Barcellos da Silva e como voluntário o estudante, Lucas Bettio.

Segundo a professora Cíntia, a utilização de jogos didáticos pode ser um instrumento dinâmico para despertar o interesse dos alunos pela microbiologia, incentivando a interação e promovendo a socialização, além de auxiliar na construção do conhecimento. O projeto também visa promover o envolvimento dos alunos na construção dos jogos, permitindo uma retomada de conteúdos já vistos em sala de aula e estimular a interação e a socialização entre os participantes durante o planejamento, a execução e a utilização dos jogos.

Como primeira etapa do projeto foi realizado um levantamento dos conteúdos constantes nas ementas dos componentes curriculares de Microbiologia e Conservação de Alimentos nos projetos pedagógicos do Curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio, do curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio na modalidade EJA - EPT e Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, do IFFar - Campus Santo Augusto.

A professora explica que os conteúdos de maior correspondência e relevância para os cursos foram elencados e distribuídos entre os alunos participantes do projeto, que estão alocados em 8 grupos. Os grupos devem pensar estratégias para a criação de jogos, partindo de uma revisão de literatura e pesquisa sobre jogos que já tenham sido produzidos e que apresentam boas expectativas de resultados no ensino (por exemplo: jogos de tabuleiro, jogos de cartas, perguntas e respostas – “quiz”...).

Cada grupo fará a exposição da sua proposta a todos os outros grupos, preferencialmente com a apresentação de um protótipo, e será aberto espaço para sugestões de melhoria ou alterações.  Os protótipos serão apresentados aos discentes das disciplinas envolvidas (em todos os cursos) e haverá uma enquete para avaliar cada um dos jogos e escolher os de maior relevância, que serão confeccionados através do uso de materiais mais resistentes e adequados.

A professora Cíntia espera que este trabalho colabore para o aprendizado de microbiologia de alimentos de forma lúdica, além de contribuir no processo formativo dos alunos envolvidos na elaboração dos jogos. “Pretende-se disponibilizar jogos didáticos para o acervo do componente curricular e, caso sejam avaliados de forma satisfatória pelo público alvo, as ideias poderão ser disponibilizadas e compartilhadas com outros discentes e docentes da área”, explica a professora.