Página inicial > Santo Augusto > 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental
Notícias Santo Augusto

14º Fórum Municipal de Educação Ambiental

Publicado em Terça, 19 de Março de 2019, 17h36 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, EMATER/RS-ASCAR e Corsan, estão promovendo o 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até 30/03, através do site https://www.sympla.com.br/14-forum-municipal-de-educacao-ambiental__477321

Segundo os organizadores, pretende-se com a realização do fórum trazer para discussão de temas relacionados ao Meio Ambiente com toda a comunidade, porém, com maior ênfase ao público escolar, que são os alunos, professores e demais servidores das instituições de ensino do município de Santo Augusto e região. Espera-se despertar nos participantes a necessidade de preservar os recursos naturais, evitando o agravamento do atual cenário de degradação ambiental, bem como evitar futuros impactos, caso não sejam tomadas medidas mitigadoras dos efeitos danosos de várias atividades humanas sobre o meio ambiente.

O 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental deverá trazer debates em assuntos diversos relacionados com o tema Recursos Naturais e Mudanças Climáticas, enfatizando, principalmente, ocorrência e impactos das mudanças climáticas, captação e utilização da água, contaminação do solo, ar e água pela aplicação de insumos na agricultura.

As atividades do fórum serão realizadas no auditório do IFFar - Campus Santo Augusto, entre os meses de março e julho de 2019, sendo realizada uma atividade por mês, totalizando 5 encontros. A certificação aos participantes será concedida mediante a participação de no mínimo 75% da carga horária de atividades. Confira abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO:

01/04/2019 - 1º encontro Abertura do evento

tema: Utilização de agrotóxicos na produção de alimentos

Palestra: A produção de alimentos com agrotóxicos x nós como consumidores

Ministrante: Dr. Nilton Kasctin dos Santos

30/04/2019 - 2º encontro tema: Conhecimento presente para o futuro

Formar e Ensinar(educar) para o cuidado com o ambiente: uma história de corresponsabilidades.

Ministrante Dr. Roque Ismael da Costa Gullich

15/05/2019 - 3º encontro tema: Água e sustentabilidade

Palestra: Impacto da humanidade sobre os recursos naturais.

Ministrante: Dr. Jackson Müller

06/06/2019 - 4º encontro tema: Gestão das Águas

Palestra 1: Comitês de Bacias Hidrográficas, com enfoque no Comitê dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo

Ministrante: Dr. Marlon de Castro Vasconcelos.

Palestra 2: Regime de Escoamento do Rio Uruguai no Salto do Yucumã.

Ministrante: Ms. Fernando Pasini

05/07/2019 - 5º encontro tema: Regime hídrico e mudanças climáticas na agricultura

Exibição do documentário “O amanhã é hoje”

Palestra 1: Regime hídrico e formação de chuvas no Brasil

Ministrante Dr. Cristiano Nunes dos Santos

Palestra 2: Impacto das mudanças climáticas sobre as culturas agrícolas

Ministrante: Dr Hamilton Telles Rosa

Mesa redonda entre os palestrantes e a plateia.

Encerramento do evento