Página inicial > Santo Augusto > Professor participa de Conferência sobre Educação 3.0
Notícias Santo Augusto

Professor participa de Conferência sobre Educação 3.0

Publicado em Sexta, 01 de Março de 2019, 17h41 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas, participou no dia 21 de fevereiro de uma conferência em São Paulo, que abordou o assunto “EdTech – A era da educação 3.0 chegou”, tendo como principal objetivo debater “qual o papel das escolas em uma realidade onde toda a informação está na internet”.

20190221 132957

Para Elisandro, os modelos de educação estão passando por um processo de mudança, necessária para que se possa acompanhar a evolução dos novos modelos de negócios e as necessidades das pessoas, afinal, o mundo mudou e continuará a modificar.  “O evento deixou claro percepções que debatemos no dia a dia e que, uma instituição como o IFFar já está buscando equalizar estas mudanças às necessidades. Porém, de fato, as mudanças necessitam de maior agilidade”, destaca o professor.

O conhecimento adquirido se torna obsoleto cada vez mais rápido.  Já escutamos falar de novas profissões que a pouco tempo não existiam e teremos uma infinidade de profissões que ainda não foram criadas. Elisandro destaca algumas questões: como preparar pessoas para uma profissão que ainda não existe? como restabelecer rapidamente os conhecimentos obsoletos?

Para Elisandro respostas prontas que possam explicar as pergunta não existem. O que é possível afirmar é que a tecnologia é uma ferramenta de extrema importância no apoio à construção destes novos conhecimentos e habilidades, assim como o fator humano, ou seja, o professor será cada vez mais imprescindível, porém mais focado na curadoria e acompanhamento da evolução dos alunos do que repassar informações. Não é questão de ser revolucionário, mas de adaptar-se ao novo modelo em que o mundo caminha.