Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa identifica que varejo de Santo Augusto está otimista para o Natal 2018
Notícias Santo Augusto

Pesquisa identifica que varejo de Santo Augusto está otimista para o Natal 2018

Publicado em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 16h40 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Natal é considerado a data mais relevante para o comércio varejista. De acordo com pesquisa realizada neste mês, 8 em cada 10 santo-augustenses pretendem ir às compras para presentear alguém neste Natal. O estudo em destaque faz parte do projeto “Pesquisa de Opinião como ferramenta de Gestão”, coordenado pelo professor Felipe Kolosque, com a colaboração  das professoras Simone Nunes Ceretta e Maira Pizolotto. Foram aplicados ao todo 116 questionários pelos alunos do Curso Técnico em Administração: Brenda Freire, Bruna Veit, Eduarda Antonow, Felipe Flôres, Felipe Lorenz, Vinícius Figur e Vitor Steurer, e também pela aluna do Curso Superior de Bacharelado em Administração, Khetlyn Günther.

Foto Pesquisa de Natal

O Perfil dos consumidores que responderam à pesquisa é formado igualmente por homens e mulheres. Em relação à faixa etária, 57% possuem até 37 anos de idade. Quando questionados sobre onde irão fazer suas compras, 90,4% pretendem comprar no comércio de Santo Augusto, 5,3% farão compras em outras cidades e apenas 4,3% irão fazer suas compras via internet.

Gráfico 1

Entre os produtos preferidos para presentear estão as roupas (55,3%) seguidas de doces, flores ou livros (19,1%), calçados (5,3%), aparelhos eletrônicos (3,2%), Jóias/relógios (2,1%), Perfumes/Cosméticos (1,1%), Mobiliário (1,1%). Outros itens representam 12,8% da intenção de compras.

Gráfico 2

Sobre a forma da escolha do estabelecimento comercial para efetivar a compra, o preço acessível se mostrou como o atributo mais importante, com 39,4% do total das respostas. Já para 21,3% dos entrevistados, o mais importante é a qualidade dos produtos. A excelência no atendimento é o principal fator para 20,2% dos entrevistados. Cabe destacar que, 60% dos entrevistados pretendem realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra.

Gráfico 3

Quanto ao valor gasto na compra do presente, 28,7% pretendem gastar acima de R$ 300,00; 24,5% dos entrevistados planejam desembolsar entre R$ 51,00 e R$ 100,00; aqueles que têm intenção de gastar entre R$ 151,00 e R$ 300,00 representam 23,4%; 12,8% pretendem gastar até R$51,00 e 10,7% pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$150,00. Nessas compras, 61% irão comprar à vista em dinheiro, 25% pretendem realizar algum tipo de parcelamento e 10% usarão outras formas de pagamento (cartão de crédito à vista ou débito). No que diz respeito ao valor médio de compra, houve um pequeno aumento no valor de 2017, para 2018: no ano passado a média de intenção do total de gastos era de R$174,45, já no ano de 2018 os consumidores pretendem gastar em média, R$ 180,00.

Segundo o professor Felipe, os resultados da pesquisa mostram-se favoráveis ao comércio local. “Apesar do crescimento das compras on-line no cenário nacional, a maioria dos consumidores locais ainda pretende realizar as compras para o Natal em Santo Augusto. Os dados da pesquisa demonstram que são necessárias algumas estratégias específicas para atrair os consumidores santo-augustenses como, por exemplo, valores mais acessíveis, atendimento diferenciado e, ainda, primar pela qualidade dos produtos expostos nos estabelecimentos”, destaca o professor.