Página inicial > Santo Augusto > Representantes do IFFar - Campus Santo Augusto visitam incubadoras da região
Notícias Santo Augusto

Representantes do IFFar - Campus Santo Augusto visitam incubadoras da região

Publicado em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 17h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 06 de dezembro, o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar – Campus Santo Augusto, Francisco Sperotto Flores, juntamente com os representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica, professor Elisandro João de Vargas e os assistentes em administração Osmar Bencke e Cristiano Rossoni, estiveram visitando as incubadoras do IFFar - Campus Santa Rosa e a Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI - Campus Santo Ângelo.

Segundo o coordenador do NIT, professor Elisandro João de Vargas, a visita teve como objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos por estas entidades, como a execução de boas práticas, sugestões e ideias que possam ser aplicadas no Campus Santo Augusto. “Conhecer aplicações de outros locais proporciona um grande aprendizado e com certeza muitas das informações obtidas podem ser aplicadas em nossos campus”, destaca Elisandro.

No Campus Santa Rosa os visitantes do Campus Santo Augusto foram recebidos pelo professor Rodrigo Magnos Soder. Durante a visita foi possível identificar ótimas ações realizadas na instituição. Segundo o professor Elisandro, a cidade de Santa Rosa apresenta uma cultura mais avançada na linha do empreendedorismo e inovação, o que proporciona respirar um “ar diferenciado”.

Representantes do IFFar Campus Santo Augusto conhecendo a incubado em Santa Rosa

A Incubadora de Empresas do IFFar Campus Santa Rosa, foi inaugurada no dia 27 de novembro desse ano, por meio do NIT, com o objetivo de incentivar o surgimento de empresas de base tecnológica e social e contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo no âmbito da Região Noroeste. Instalada em dois containers localizados ao lado da biblioteca da instituição, a Incubadora abriga atualmente a empresa AMP Vector e, em breve, lançará edital de seleção para a incubação de mais uma empresa e cinco vagas de pré-incubação. Além de oferecer estrutura física e tecnológica, qualificações e assessorias direcionadas às empresas incubadas, a Incubadora permite que as empresas estejam imersas em um ambiente universitário, realizando constantes trocas de informações e de conhecimentos com a comunidade acadêmica, o que gera um grande impulso para o negócio.

Na Urinova da URI Campus Santo Ângelo, os visitantes do Campus Santo Augusto foram recepcionados pelo prof. Carlos Oberdan Rolim e pela secretária executiva da incubadora Camila Dglioumini, os quais compartilharam informações que certamente poderão ser utilizadas na construção dos projetos futuros. A Urinova visa apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica. Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. Desde o início de suas atividades, em setembro de 2014, a Urinova já atendeu a mais de 30 projetos.

Representante do Campus Santo Augusto na Urinova

Elisandro explica que o NIT Campus Santo Augusto vem trabalhando no sentido de promover as ações de proteção intelectual, empreendedorismo e inovação. “Neste ano ocorreram ações que tinham por propósito divulgar o núcleo e explicitar de maneira mais clara sua contribuição para os alunos. Em 2019 a atuação do NIT será focada na construção da “cultura de inovação”, envolvendo alunos, servidores e comunidade externa. O crescimento da região só será consistente quando a inovação e o empreendedorismo forem aplicados de verdade, por isso não podemos negligenciar as inovações existentes em outros locais, inclusive temos que buscar aplicar isso na região”.