Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto participa de projeto de pesquisa sobre Desenvolvimento de Alimentos sem glúten
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 17h54 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está participando de um projeto de pesquisa, em parceria com a Unijui e a Setrem, financiado pelo SDECT - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, intitulado “Desenvolvimento de alimentos sem Glúten a partir de grãos cultivados na Região Noroeste do RS”.

O projeto, iniciado em 2016, através de assinatura de convênio, é coordenado pelo Professor da Unijui, Dr. Raul Vicenzi, com o apoio da Professora Ms. Eilamaria Libardoni. No IFFar - Campus Santo Augusto, as pesquisas são coordenadas pelas professoras Drª. Joseana Severo, Drª. Gislaine Hermanns e Drª. Edna Nunes Gonçalves.

O IFFar - Campus Santo Augusto participa do projeto através de dois projetos de pesquisa que buscam o desenvolvimento de novas formulações de massas alimentícias e flocos extrusados sem glúten, além disso, todas as análises microbiológicas do projeto são realizadas no Laboratório de Microbiologia da instituição, bem como a realização das análises sensoriais dos produtos desenvolvidos.

A professora Joseana Severo coordena o projeto "Desenvolvimento de flocos extrusados sem glúten, utilizando grãos cultivados na região Noroeste do RS", com o apoio das professoras Drª. Edna Nunes Gonçalves, Drª. Gislaine Hermanns e Drª. Melissa dos Santos Oliveira, e das técnicas de laboratório Denise Rocha e Maria Fernanda Menezes, tendo como bolsista a estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Andressa Andriguetto. Para a professora Joseana, o projeto proporciona um intercâmbio de saberes entre instituições, tendo em vista que participam do mesmo pesquisadores e alunos da Unijuí campus Ijui, IFFar – Campus Santo Augusto e da Setrem de Três de Maio. “Foram desenvolvidos através da pesquisa flocos extrusados, com os grãos alternativos, sendo que testes microbiológicos e sensoriais estão sendo desenvolvidos para avaliar os produtos. Resultados prévios já demonstram a boa aceitabilidade dos produtos desenvolvidos”, destaca a professora.

IMG 9268

Professora Joseana ao centro, acompanhada pela estudante Andressa e pela técnica Denise

Paralelamente, a professora Gislaine Hermanns coordena o projeto "Desenvolvimento de massas alimentícias a partir de farinhas alternativas", com o apoio das professoras Drª. Leidi Daiana Preichardt e Drª. Joseana Severo, tendo como bolsista a estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Caroline Skittberg.  Segundo a professora Gislaine Hermanns, até o momento já foram desenvolvidas seis formulações de massas alimentícias sem glúten, utilizando farinhas provenientes de grãos de chia, quinoa e trigo sarraceno. As formulações desenvolvidas foram analisadas em relação à sua qualidade higiênico-sanitária e também em relação à sua aceitação, através de análise sensorial. Os resultados obtidos até o momento foram apresentados na Mostra de Inovação Tecnológica do IFFar, realizada no dia 17 de outubro no campus Frederico Westphalen e também na Mostra Técnica local realizada no dia 24 de novembro.

Massas Prontas 1

Massas produzidas pelo projeto

Dentre as metas do projeto, está a difusão das tecnologias geradas através das pesquisas acadêmicas, ao público em geral, principalmente aos pequenos produtores rurais, proprietários e colaboradores de agroindústrias. Para atender a este fim, a professora Gislaine Hermanns ministrou no dia 06 de novembro, junto ao Laboratório de Nutrição da UNIJUÍ em Ijuí, o curso de Massas Alimentícias sem glúten, visando apresentar as tecnologias de produção de massas, tipo macarrão, a base de farinhas de chia, quinoa e trigo sarraceno.

Curso Massas

Professora Gislaine ministrando curso de massas sem glúten

45648992 1549793061789216 6396473447945338880 o

Na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, o projeto irá realizar um novo evento, nas dependências do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDER, em Augusto Pestana, visando difusão da tecnologia do cultivo de grãos sem glúten na Região Noroeste do RS, voltado para produtores rurais e familiares, profissionais da área e estudantes. Pela manhã, das 08 às 12h, acontece o Seminário Produção de Chia, Quinoa e Trigo Sarraceno, tendo como palestrantes os professores da Unijui, Dr. José Antônio Gonzales da Silva e Dr. Raul Vicenzi e à tarde, das 14h às 18h, acontece o Dia de Campo nos cultivares dos grãos pesquisados.

seminario

dia de campo