Página inicial > Santo Augusto > Napne do IFFar – Campus Santo Augusto recebe visita de representantes da UFSM
Notícias Santo Augusto

Napne do IFFar – Campus Santo Augusto recebe visita de representantes da UFSM

Publicado em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 17h35 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do IFFar - Campus Santo Augusto, recebeu na tarde de sexta-feira, dia 19, a visita da professora Andreia Inês Dillenburg, responsável pelas demandas de acessibilidade no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, juntamente com a tutora do Polo de Três Passos, Dinara Mattana e a acadêmica, Lurdes Cardoso de Oliveira, do curso de Pedagogia EaD ofertado pela UFSM no Polo UAB de Três Passos.

Participaram do encontro o servidor Danilo Garcia Weich, a presidente do NAPNE e Coordenadora das Ações Inclusivas do IFFar - Campus Santo Augusto, Beatris Gattermann, e a vice-presidente do NAPNE professora Alecsandra Cunha.

A visita teve como objetivo conhecer os recursos utilizados pelo servidor Danilo, que é cego, para desenvolver as suas atividades diárias, bem como possíveis softwares que ele tenha usado durante a sua formação, que possam contribuir na formação da acadêmica da visitante, que também é cega.

IMG 20181019 WA0030

Segundo Danilo a visita foi muito interessante, pelo fato de poder contribuir com a formação acadêmica da estudante Lurdes. “A acessibilidade dos leitores de telas proporciona uma grande autonomia e independência para as pessoas cegas, seja no computador ou nos dispositivos móveis, a tecnologia de voz dos softwares e aplicativos possibilita muitas oportunidades e possibilidades para que estas pessoas possam ter os mesmos direitos de interagir com estes dispositivos”, destaca Danilo.

Enfrentar as barreiras de acessibilidade é um grande desafio para Danilo, e é com muito orgulho e alegria que ele tem conseguido mostrar para todos, que as pessoas com deficiência possuem um grande potencial, podem trabalhar, estudar, e se desenvolver como qualquer outro sujeito. Danilo é técnico em Informática, formado pela Escola Técnica 25 de Julho de Ijuí, e Licenciado em Computação pelo IFFar- Campus Santo Augusto, curso concluído em abril de 2017. Desde 2014, também é Auxiliar Administrativo do IFFar – Campus Santo Augusto, atuando atualmente, no NAPNE, onde realiza o acompanhamento dos estudantes incluídos em todos os cursos da instituição, entre outras funções administrativas.

A professora Andreia e a tutora Dinara consideraram o encontro muito importante, não só para a estudante Lurdes, mas também para elas enquanto profissionais da área da educação, que têm se dedicado as questões da inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino. A acadêmica Lurdes relatou que o encontro foi proveitoso e que contribuiu para sua vida acadêmica e pessoal.

A Coordenadora das Ações Inclusivas do IFFar - Campus Santo Augusto, Beatris Gattermann, está muito feliz de mediar para que este encontro fosse possível. “Estas parcerias, relações entre as instituições, são fundamentais, nos motivam a continuar buscando alternativas, recursos para que todos possam aprender e se desenvolver, e nos fortalecem para que continuemos nessa caminhada da inclusão, superando obstáculos que diariamente se apresentam. Que possamos fortalecer esta parceria e que venham muitos outros momentos como estes, de trocas e de aprendizagem”.

A parceria entre o IFFar e a UFSM vai ter continuidade, Danilo se propôs à realizar uma análise de acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, que é utilizado pela instituição para a oferta dos cursos EaD. Durante a sua graduação, Danilo já produziu vários artigos acadêmicos em conjunto com professores do IFFar- Campus Santo Augusto, relacionados a área da acessibilidade e agora vai poder contribuir para pensar essa questão juntamente com os profissionais que estão a frente destas demandas na UFSM. Danilo também se colocou à disposição para contribuir com os programas de acessibilidade do curso de Pedagogia da UFSM.

IMG 20181019 WA0029