Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam da 2ª etapa da  Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 17h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar – Campus Santo Augusto, Caroline Mariana Pommer Ottonelli, Eduarda Gabriela Padilha de Abreu e Vitor Erseno Prediger Schmidt, participaram de 14 a 16 de setembro, no campus do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG em Bambuí, da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, acompanhados pelo professor Ricardo Paraginski.

Foto OBAP

O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Durante o sábado (16), os 150 competidores classificados para etapa final da olimpíada realizaram as provas teórica e práticas. Eles tiveram 1h30 para resolver 20 questões objetivas e 2 discursivas. Na parte prática foram desafiados a cumprir três atividades envolvendo coleta de amostra de solos, operação da máquina semeadura adubadora e técnicas de inseminação artificial.

Os resultados foram divulgados na manhã de domingo (17), quando as premiações foram entregues. A classificação final levou em consideração as notas dos competidores na prova teórica, nas atividades práticas propostas na fase final e na elaboração de um vídeo (pitch) sobre Gestão Sustentável de Águas no Meio Rural. A Equipe do IFFar – Campus Santo Augusto obteve a 16ª colocação no geral, de um total de 703 equipes de 133 instituições, sendo que por apenas 0,5 pontos não conseguiram medalha, um excelente resultado para a primeira participação no evento.

A 8ª edição da OBAP foi realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (FSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A organização da olimpíada conta com o apoio da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Para o próximo ano, a competição terá mais uma novidade, pela primeira vez, será realizada fora do estado de Minas Gerais. A instituição anfitriã já foi confirmada, será o Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR).