Página inicial > Santo Ângelo > Carijada em sua IV edição
Notícias Santo Ângelo

Carijada em sua IV edição

Publicado em Quinta, 12 de Mai de 2016, 09h41 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 13 e 14, sexta e sábado, estaremos realizando a IV Carijada do IF Farroupilha. O projeto conta com a parceria da UFFS.

A Carijada consiste na produção artesanal de erva-mate. É um projeto de extensão que está na sua IV edição e foi tema de pesquisa desenvolvido no ano de 2014.  Temos como objetivo promover ações de respeito à identidade e inclusão, entre os alunos do IF Farroupilha e buscamos valorizar os saberes e fazeres tradicionais, resgatando a prática de todas as fases do processo de como era feita a erva-mate antigamente.

Neste ano, a proposta envolveu de forma mais intensa os alunos, já que estão sendo desenvolvidos estudos nas diversas áreas: Sociologia, Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em especial nas turmas de Ensino Médio. Também as discussões se dão nos cursos na área da Saúde. Em Estética, estudaram-se as propriedades da erva-mate e seu uso na produção de produtos cosméticos, pela sua propriedade adstringente e cicatrizante. Também na Enfermagem, os alunos realizaram estudos sobre o uso medicinal da erva-mate. A discussão estende-se também em Gerência de Saúde e Informática para a Internet, nas temáticas sobre Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Para além dessas incursões, o Curso Técnico em Agricultura aprofunda os estudos nas disciplinas técnicas como Olericultura e Silvicultura. Os alunos estarão envolvidos em todas as atividades, desde o preparo do Carijo e acompanharão todo o processo de produção da erva-mate.

Ao longo dos dois dias do evento, receberemos visita de escolas e pessoas da comunidade que assistirão a palestras, participarão do processo de produção e dos momentos culturais que ocorrerão ao longo dos trabalhos.

A experiência contribui para a sensibilização em relação a essa prática que se perdeu ao longo do tempo, promovendo debates e reflexões entre os envolvidos no projeto. Além de ser um exemplo de Educação Patrimonial, ou seja, educar a partir do Patrimônio Cultural e de promover a integração entre a comunidade acadêmica, indígenas e comunidade santo-angelense, possibilitará a prática reflexiva entre docentes e alunos, uma vez que a temática será tema de discussão em diferentes disciplinas dos cursos envolvidos.