Página inicial > Santo Ângelo > A Prática Profissional Integrada (PPI) - PROEJA 2017
Notícias Santo Ângelo

A Prática Profissional Integrada (PPI) - PROEJA 2017

Publicado em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 09h28 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A Prática Profissional Integrada compreende diferentes situações de vivência, aprendizagem e trabalho, orientados pela pesquisa como princípio pedagógico, que tem por finalidade, articular conhecimentos por meio da integração entre as disciplinas no curso, e, aproximar a formação dos estudantes, com o mundo do trabalho.

No Curso Técnico em Estética Integrado PROEJA, a prática foi realizada com a seguinte programação:

Turma do 1º ano: os trabalhos desta turma foram apresentados no último dia 09/11, com o título do projeto: O que os olhos não veem o coração não sente, será? Onde os temas foram baseados na biossegurança, fundamental na área estética, sendo necessário a atuação de profissionais éticos e capacitados, que valorizem e deem redobrada atenção a cuidados neste sentido, protegendo tanto a sua vida quanto do paciente, evitando a transmissão de doenças durante suas atividades.

Na turma do 2º ano: as apresentações dos alunos do segundo ano do PROEJA realizaram-se no último dia 08/11, intituladas de: Protocolos de atendimentos, onde os alunos foram divididos em grupos e abordaram os temas de limpeza de pele para acne simples, massagem modeladora para FEG (Fibro Edema Gelóide), cauterização e descoloração capilar. Foram construídos pelos discentes, organogramas de cada técnica, os quais abrangeram o passo a passo de cada procedimento, com a finalidade de aprofundar os estudos com relação aos protocolos estéticos, fundamentais para a atuação profissional.

Na turma do 3º ano: as apresentações da turma foram realizadas no dia 07/11, intituladas de Projeto Formatura. Em vista da aproximação da formatura, esta PPI teve como objetivo a execução de protocolos corporais, objetivando a diminuição de medidas imediatas pré formatura, bem como, a elaboração de portfólios com imagens dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano nas disciplinas de manicure, capilar e visagismo.

Foi um momento ímpar de aprendizagem e socialização de conhecimentos, assegurando um espaço destinado ao enfoque da formação profissional, constituindo momento de reflexão, que incentivou a pesquisa e promoveu a interdisciplinaridade.