Página inicial > Santo Ângelo > 3ª Edição do Seminário de Inclusão Digital do IFFar Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

3ª Edição do Seminário de Inclusão Digital do IFFar Campus Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 08 de Setembro de 2017, 14h50 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet iniciará em 26/setembro, a sua terceira edição do Seminário de Inclusão Digital, atividade realizada durante a oferta do componente curricular Inclusão Digital, do segundo semestre do curso.

O seminário contempla atividades prévias de pesquisas em grupo e participação especial de convidados, que possam relatar suas experiências de vida e/ou acadêmicas relacionadas ao tema escolhido pelo grupo de alunos e, com as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Entre os objetivos da atividade, buscamos sensibilizar os alunos nas temáticas e refletir sobre formas de propor recursos tecnológicos que auxiliem na Inclusão Digital.

Os temas e cronogramas de apresentações são:

Grupo 1 - 26/09/2017 - Analfabetos/Idosos/Indígenas/Afrodescendentes
Grupo 2 - 03/10/2017 - Pessoas com Deficiência Auditiva
Grupo 3 - 10/10/2017 - Pessoas com Deficiência Visual
Grupo 4 - 17/10/2017 - Pessoas com Deficiência Motora
Grupo 5 - 24/10/2017 - Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Deficiências Múltiplas

As atividades da primeira edição do Seminário de Inclusão Digital (2015) resultaram em um trabalho publicado nos Anais do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação) da UFRGS e apresentado em formato de pôster pelo aluno Daniel, em Porto Alegre.

Entre os convidados das edições anteriores, estiveram colaborando conosco, os seguintes convidados:

Deficiência Auditiva
- (2015) Intérprete Claudia Oliveira + Aluno Élson + Aluno William
- (2016) Prof Roseleia Schneider - entrevista gravada em vídeo - Prof Libras - IESA

Deficiência Visual
- (2016) Prof Luciana de Oliveira Ramos e André Luciano Rakowski
Informática - ETE 25 de julho - Ijuí - apresentação do Aplicativo Guia para Deficientes Visuais

Deficiência Intelectual
- (2015) Prof Angela Colla de Almeida - Diretora da APAE
- (2016) Prof Francieli Locatelli - Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação

Grupo dos Indígenas/Analfabetos/Idosos/Afrodescendentes
- (2015) Prof Leandro Daronco - IFFar
- (2016) Prof Bedati Aparecida Finokiet - UFFS Cerro Largo - Colaboradora da Carijada - participação presencial e o nosso Ex-aluno e Prof Jeferson Moraes, do SENAR (Serviço Nacional deAprendizagem Rural) que apresentou seu projeto com idosos.

As apresentações ocorrerão a partir das 19h00, nas terças-feiras, ocupando os dois primeiros períodos.

O primeiro palestrante confirmado, deste ano, é o vereador Lauri Juliani, que falará sobre sua Deficiência Motora, no dia 17/outubro. O mesmo também nos convidou para uma entrevista na Rádio Santo Ângelo, ocorrida no dia 06/setembro, no programa Rádio Visão.

SAN Entrevista 08092017