Página inicial > Santo Ângelo > Ação de pesquisa do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Ação de pesquisa do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo

Publicado em Terça, 22 de Agosto de 2017, 11h03 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nome Do Projeto de Pesquisa: O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Período: Julho (2016) a Novembro (2017)
Público Alvo: crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)
Breve Descrição da Ação: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal desenvolver, uma investigação a fim de identificar ferramentas tecnológicas capazes de contribuir no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos autistas, desta forma, possibilitando a promoção de aprendizagens significativas para um maior número possível de pessoas no ambiente escolar.
Objetivos: Desenvolver jogos e materiais didáticos com o apoio das ferramentas tecnológicas, como estratégia inovadora e inclusiva na promoção de aprendizagens significativas no campo da matemática de alunos autistas.
Resultados e discussão: Com a pesquisa inicial do projeto, participamos com a apresentação oral no evento da Pré-mept, no IFFAR – campus Santo Ângelo, no ano de 2016. No ano de 2017, tivemos até o momento, quatro artigos completos publicados em eventos para divulgação do projeto de pesquisa:

- EnCompIFF – 4o Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, evento realizado em conjunto com o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação em São Paulo, no mês de julho deste ano. Após a apresentação do trabalho neste evento, recebemos o prêmio de “Menção Honrosa”.

- CIEM - VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, que acontecerá no Campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil, de 04 a 07 de outubro deste ano.

- CINTED: XXV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, será realizado pelo CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, de 17 a 20 de Outubro deste ano, em Gramado.

- WIE: 23º Workshop de Informática na Escola, evento que faz parte do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), é um evento anual da SBC e de caráter internacional. Ocorrerá na cidade de Recife, de 30 de outubro a 02 de novembro.

Componentes do projeto de pesquisa:

- Anderson Daniel Stochero, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

- Samuel Müller Forrati, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

- Bruna Willig Kopplin, aluna do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

- Cristiane da Silva Stamberg, professora de Matemática, colaboradora do projeto

- Andréa Pereira: professora coordenadora do projeto de pesquisa, contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.