Página inicial > Santo Ângelo > Área técnica do Setor de Produção participa de Dia de Campo sobre videiras, implantação de área de cana-de-açúcar e criação de grupo local de Erva-Mate
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 01 de Agosto de 2017, 16h24 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O mês de julho foi de atividades e ações técnicas importantes ao planejamento do Setor de Produção do IFFar - Campus Santo Ângelo. Os técnicos estiveram no IFFar Campus Jaguari participando de dia de campo sobre manejo, implantação e avaliação de variedades de videiras, trabalho que vem sendo desenvolvido em parceira a EMBRAPA/Bento Gonçalves, oportunidade que foi acertada a aquisição de portas enxertos P11 (Pausen 1103) para práticas de enxertia dos alunos do Curso Técnico em Agricultura.

A cana-de-açúcar é outra cultura que passará a ter trabalhos de pesquisa de avaliação de comportamento e produção, já foram plantadas 20 cultivares da espécie (também adquiridas junto ao IFFar Campus Jaquari, onde existem implantadas 39 cultivares). A proposta que está sendo discutida é analisar os teores Brix, sacarose, fibra, perfilhamento, ciclo etc., trabalho semelhante já desenvolvido em anos anteriores pela Secretaria Municipal da Agricultura de Santo Ângelo. Esta área experimental poderá estar fornecendo mudas que atendam as respectivas finalidades desejadas pelos produtores locais.

A questão da Erva Mate (tida por muitos, incluindo os indígenas, como erva milagrosa), foi tema abordado em curso promovido pela ARFOM - Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e desenvolvido pelo Eng.º. Florestal Roberto Ferron / SENAR e diretor executivo do IBRAMATE (Instituto Brasileiro de Erva Mate). O curso oportunizou identificar o potencial econômico, cultural e social que a erva-mate pode oferecer, passando as fronteiras da região sul do Brasil e até mesmo da América Latina. Temos muito a avançar no sistema de podas, produção de mudas, utilização em áreas de reserva Legal, banco germoplasma e a própria identificação das características genéticas e de propriedades medicinais da erva mate (estimada em 192 princípios ativos), a industrialização em outras áreas é um campo que ganha cada vez mais espaço (farinhas, cervejas, cremes, sorvetes etc.).

O Campus Santo Ângelo do IFFar é privilegiado por ter recebido uma área com aproximadamente 200 pés de erva mate, local onde já acontecem as Carijadas (resgate do processo artesanal de produção da erva mate). Através das entidades parceiras (IFFar, UFFS, ARFOM, STR, SEMAGRI, SEMMA, EMATER, URI, produtores locais) criou-se um grupo vinculado ao IBRAMATE para seguir fomentando a discussão, pesquisas e oportunidades para a questão da erva mate local e regional (Ivan J. Preuss / Setor de Produção).