Página inicial > Santo Ângelo > Cultura, história e empreendedorismo são temas discutidos com os cursos superiores IFFar Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 20 de Junho de 2017, 15h29 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Aconteceu no Campus Santo Ângelo no dia 01/06 importante palestra ministrada pelo Professor José Roberto de Oliveira, a respeito da constituição histórico-cultural de nossa região com a história dos povos indígenas/missioneiros desde a colonização espanhola.

A formação principal do Prof. José Roberto é na área da Engenharia Elétrica, mas é um profundo conhecedor da História das Missões e de toda a trajetória da formação desses povos que reflete no modo de viver da nossa região. A atividade da noite foi dividida em dois momentos. No primeiro, discutiu sobre a história da região das Missões, incluindo Paraguai e Argentina. As Missões Jesuíticas, invisibilizadas nos livros de histórias e ignoradas por muitos cidadãos, ainda hoje, foram estudadas e citadas por muitos filósofos europeus. Chegaram a ser consideradas a mais original das Sociedades, denominada “Triunfo da Humanidade”, pela experiência econômica, cultural extraordinária liderada pelos jesuítas.

No segundo momento, sua fala nos trouxe as problemáticas atuais da região, de pobreza, desigualdade social, analfabetismo, baixo índice de desenvolvimento humano. Propõe sair de nossas tristezas, das nossas pequenices, reconhecermos o potencial das nossas diferenças culturais e fazermos diferente o desenvolvimento regional.

Alertou para o agronegócio desenvolvido na região em detrimento da agricultura familiar de base ecológica que tem nos colocado como a região com maior índice de câncer do mundo. Além disso, tem, desde os anos 70, expulsado os pequenos proprietários da zona rural e agravado os problemas urbanos.

Propõe o desafio de constituir uma comunidade de pensadores, gerar densidade cultural, intelectual e acadêmica. Provocou a pensar qual o compromisso intelectual do IFFar no desenvolvimento regional e em como aproveitar a utopia missioneira e trabalhar para a solução de nossos problemas.

Defende elementos fundantes do desenvolvimento de uma região: a confiança, o empreendedorismo, a liderança. Tais aspectos são desenvolvidos em suas pesquisas que analisam o perfil empreendedor e o nível de liderança e confiança em cidadãos de várias regiões do nosso estado. O desafio é sair do lugar comum de que temos que consumir o que é de fora e potencializarmos o que temos aqui, numa perspectiva de cooperação  e coletividade.

Essa abordagem possibilitou aos acadêmicos de Licenciatura em Computação e em Sistemas para a Internet interessarem-se por uma parte da História que merece de um maior respaldo por parte dos estudantes e também da comunidade em geral. Também incentivou a desenvolver ideias, pesquisas, projetos, voltados ao desenvolvimento regional.

Colaboração: Rogério Elevir Grinke, acadêmico de Licenciatura em Computação
Orientação: Prof. Maria Aparecida Lucca Paranhos